Notícias

Veja por que o hidrogênio se tornou solução para matriz de baixo carbono

O hidrogênio tem se mostrado uma das principais soluções para a adoção de uma matriz energética de baixo carbono em diversas indústrias, pela flexibilidade de aplicações, seja, como matéria-prima na siderurgia, nos fertilizantes e no refino de petróleo, como combustível, para veículos de passageiros, para frete ferroviário e para navios graneleiros ou como fonte de energia para aquecimento e uso em turbinas, entre outros.

Além disso, o insumo coloca o Brasil em evidência no cenário internacional já que o país tem abundância na geração de energia eólica e solar, e, por isso, é um dos líderes mundiais na produção de hidrogênio verde. O que poucos sabem é que existem diferentes fontes de hidrogênio e que, para cada fonte, o hidrogênio é conhecido por uma cor diferente.

A pedido da Bússola, Luiz Felipe Fustaino, diretor executivo da Unigel, responsável pela primeira fábrica de hidrogênio verde do país e uma das maiores empresas químicas da América Latina e maior fabricante de fertilizantes nitrogenados do Brasil, explica cada tipo de hidrogênio de baixo carbono. Veja abaixo.

Hidrogênio cinza

É o mais comum, produzido a partir do gás natural. No momento de separação das moléculas, o hidrogênio é capturado, e o gás carbônico é lançado na atmosfera. Em geral, são emitidos 10 kg de gás carbônico para cada 1kg de H2 produzido. Quando esse gás carbônico é capturado e armazenado (normalmente reinjetado no solo), o hidrogênio é chamado de azul, com emissão entre 1 e 3 kg de CO2 para cada 1kg de H2;

Hidrogênio musgo

Produzido a partir de biomassa ou biocombustíveis, com substituição do metano (CH4) de origem fóssil por biometano ou por etanol (C2H5OH), com menor emissão de CO2 quando comparado ao hidrogênio cinza.

Hidrogênio verde

É gerado a partir da eletrólise da água. Nesse processo, o hidrogênio e o oxigênio são separados por meio do uso de fonte de energia renovável, seja eólica ou solar. Trata-se de um hidrogênio carbono zero, do início ao fim.

Fonte: Exame
Seção: Energia, Óleo & Gás
Publicação: 30/09/2022

Pandemia e guerra na Ucrânia acendem debates sobre segurança energética global

Os recentes episódios relacionados à invasão da Ucrânia pela Rússia jogaram luz sobre o setor de energia e, consequentemente, acendeu debates em torno da segurança energética em todo o mundo, o que pode abrir espaço para investimentos e oportunidades para outros players, entre eles o Brasil. Por outro lado, a crise sanitária global decorrente da pandemia, além das graves questões de saúde pública que acometeram todo o planeta, também trouxe instabilidade nas relações internacionais, causando uma desorganização das cadeias produtivas, que ainda estão em fase de recuperação.

É o que destacou o embaixador Marcos Caramuru, mediador do debate “Riscos geopolíticos, desafios e oportunidades para o Brasil” nesta quinta-feira (29), durante o último dia da exposição Rio Oil&Gas 2022, no Rio de Janeiro. “A grande herança [econômica] da Covid-19 é a alta inflação. Os países latino-americanos reagiram rapidamente, porque têm vivência passada com a inflação, mas as economias amadurecidas tardaram a reconhecer o impacto inflacionário nesse período”, disse ele.

Segundo o embaixador, está claro o cenário de altas taxas de juros nos Estados Unidos e em países da Europa, seguido por uma recessão econômica em algumas nações. “Com um crescimento muito baixo e taxas de juros elevadas, haverá um impacto sobre os fluxos de capitais internacionais e, com a recessão, um impacto sobre o comércio internacional”, ressaltou Caramuru, citando que, mesmo observando certo alívio na economia da China, ainda prevalece um período de grandes incertezas.

“O consumo ainda não se recuperou e a perspectiva de investimentos em infraestrutura também não está funcionando exatamente em consonância com os incentivos que têm sido dados. O crédito está disponível, mas o setor produtivo está muito relutante de tomar crédito. Portanto, as previsões econômicas sobre o crescimento são baixas e a importância da China no crescimento da economia internacional será menor”, apontou o embaixador.

Ele ainda comentou que, no topo de tudo isso, há a guerra na Ucrânia e o impacto no mercado energético na Europa, que vem trazendo reflexos para o mundo todo e, possivelmente, esse cenário também pode respingar nas negociações e nas ações relacionadas às mudanças climáticas.

“O setor de óleo e gás, que já tinha sofrido o impacto das crises de 20214-2015, sofreu com a recessão causada pela pandemia e agora sofre o impacto das novas realidades e da situação de guerra na Europa”, reforçou o embaixador, comentando que a situação traz efeitos na volatilidade de preços, nas incertezas dos investimentos e no alto grau de previsibilidade nesse mercado.

Convidado para o mesmo debate, Robert Johnston, diretor executivo do Centro de Política Energética Global da Universidade de Columbia (EUA), comentou que a demanda diminuiu bastante, talvez por causa da situação da Covid-19 na China e em alguns outros lugares, como os Estados Unidos. “Nós estamos apertados em necessidades dessas fontes [de energia, óleo e gás], mas ainda há vários produtos saindo. De modo geral estamos bem, mas eu acho que a situação poderia voltar [ao normal], mas ninguém está construindo novas refinarias”, disse ele.

Johnston também destacou a questão da eficiência e da demanda de longo prazo para construir refinarias: “Aqui, no Brasil, estão inclusive fechando, de modo que o mercado de produtos finais permaneça irregular. Mas daqui a uns dez anos, talvez o Brasil possa estar exportando petróleo para a China e importando gasolina, por exemplo. Quando pensamos em setor de bioenergia, sempre pensamos no Brasil como um líder”.

Bioenergia
Outra convidada para o mesmo debate, Fernanda Delgado, diretora executiva corporativa do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e professora na Fundação Getúlio Vargas (FGV), relatou que o ambiente internacional para o setor de óleo, gás e energia ainda é bastante incerto. Mas para ela, o Brasil apresenta boas expectativas para a produção de petróleo e seus derivados. A executiva também acredita na perspectiva de aquecimento desses mercados e, no futuro, que o país possa ser mais amplo dentro do mercado de energia.

“O Brasil é o líder da bioenergia. Nós temos esses investimentos em direção ao uso maior de biocombustíveis e das biomassas também nacionais, que podem contribuir para esse setor. Nesse cenário, eu não vejo exatamente riscos, eu falo em oportunidades, pois acredito na abertura de novos mercados, inclusive porque o óleo nacional é de qualidade, é um óleo com baixo teor de enxofre, um óleo leve”, exemplificou.

Na visão de Fernanda, ao tratar do futuro do Brasil nesse cenário global, especialmente o da sustentabilidade, é possível falar em um futuro com menos emissões, de produtos com menores padrões de emissões de gases de efeito estufa, tendo o país como destaque. “A beleza do Brasil é, exatamente, sua matriz energética plural”.

Também presente no debate, Eirik Wærnessm, vice-presidente sênior e economista-chefe da Equinor (grupo responsável pelas análises de macroeconomia, energia e mercado de commodities), disse que há muitas oportunidades no setor de óleo, gás e energia. “O Brasil deveria buscá-las e pensar como parte dessa situação. Com a globalização, países como o Brasil podem se posicionar de maneira diferente em toda essa cadeia de fornecimento, com mais confiança, podendo se tornar um país mais industrializado. E isso é uma oportunidade”, disse ele, salientando que olhar para o Brasil é algo mais que necessário.

Fonte: Portos e Navios
Seção: Energia, Óleo & Gás
Publicação: 30/09/2022

Petrobras precisa vender 5 refinarias este ano para evitar penalidade

A Petrobras tem até o fim de 2022 para vender cinco das oito refinarias que estão incluídas no Termo de Compromisso de Cessação (TCC) assinado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Outros três processos tiveram os prazos estendidos e poderão ser concluídos posteriormente, de acordo com o coordenador-geral de análise antitruste do Cade, Felipe Mundim. “Se não conseguir, vamos precisar verificar os termos o acordo e ver qual seria a penalidade”, disse durante a Rio Oil & Gas nesta quinta-feira (29).

Questionado sobre a possibilidade de a empresa desistir de se desfazer dos ativos a partir do próximo ano, o executivo explicou que os termos do TCC podem ter que passar por uma renegociação. O ex-presidente Lula, à frente nas pesquisas eleitorais para as eleições presidenciais, já se manifestou contra a venda de ativos da estatal.

“O TCC é um acordo negociado entre duas partes. Se a outra parte identificar a necessidade de alterar os termos do acordo, vamos ter que renegociar”, disse.

Até o momento, apenas a Refinaria de Mataripe, na Bahia, foi vendida, ao fundo Mubadala. Agora é operada pela Acelen.

Houve acordos assinados, mas sem a conclusão da venda ainda, de outras três unidades: Refinaria Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas, Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), no Ceará, e a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná.

As demais unidades estão com os processos de venda ainda em andamento, incluindo três refinarias que passaram por uma primeira tentativa de alienação sem sucesso e, por isso, tiveram os processos relançados ao fim de junho: Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná; Refinaria Abreu e Lima (Rnest) em Pernambuco e Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) no Rio Grande do Sul.

Os ativos à venda correspondem a cerca de metade da capacidade de processamento da estatal, que optou por se desfazer principalmente das refinarias fora do eixo Rio-São Paulo.

Em fala por videoconferência no encerramento do evento ontem, o presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, celebrou a abertura no mercado de gás natural e refino, com a entrada de novos investidores. “Podemos tornar a Petrobras mais amigável, ser uma empresa que abrace os players de mercado e posso com eles aprender e ensinar. Se fizermos isso, vamos dar um salto”, afirmou o executivo.

O executivo defendeu que o país precisa dar ao mundo um modelo claro do que quer como país. “Não podemos ficar a cada ‘X’ anos mudando de um modelo de investimento privado para público. Isso já está ultrapassado. Todos os países que vencem, vencem com a força do investimento privado e respeito à propriedade privada”, afirmou.

Mais cedo, o diretor executivo de relacionamento institucional e sustentabilidade da estatal, Rafael Chaves, também reforçou a importância da abertura de mercado. “Precisamos de mais investidores e mais investimentos, todo mundo sai ganhando no longo prazo com a competição e com o mercado vibrante”, disse.

Para Chaves, o país precisa estimular a entrada de novos atores e de maior competição nesse contexto. “O Brasil já deixou pra trás aquela lógica de escolha de campeões", disse.

O diretor comentou também que as alterações no conselho de administração da Petrobras este ano não afetaram as discussões internas na companhia a respeito dos temas da sustentabilidade e transição energética.

“Todos os conselheiros têm sido uníssonos em reconhecer a importância da sustentabilidade e a importância da transição energética. Eu tenho recebido todo o apoio para tocar a pauta da sustentabilidade na Petrobras”, disse.

A Petrobras passou por duas reformas no conselho de administração este ano, em abril e agosto. As eleições de novos conselheiros foram necessárias por causa das mudanças na presidência de empresa. As trocas foram decisão do governo federal pela insatisfação com os aumentos de preços dos combustíveis este ano, devido à alta internacional do petróleo.

Fonte: Valor
Seção: Energia, Óleo & Gás
Publicação: 30/09/2022

7 propostas da indústria para aumentar o PIB e o emprego no próximo governo

O problema central da economia brasileira é que o Brasil cresce pouco e intercala três ou quatro anos de expansão com recessão. Estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que, sem crescimento econômico, é cada vez mais difícil reduzir o número de pessoas que vive abaixo da linha de pobreza e garantir condições dignas de vida para a população mais pobre. O fraco desempenho da economia brasileira não é um fenômeno recente: entre 1980 e 2019, o PIB per capita brasileiro cresceu, em média, apenas 0,93% ao ano. 

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, afirma que países pobres são pobres não porque crescem mais devagar, mas por terem mais episódios de crescimento negativo.

“Reafirmamos a necessidade de a economia nacional voltar a crescer de forma vigorosa e sustentada, e criar oportunidades de trabalho para os milhões de desempregados, além de elevar a renda e a qualidade de vida da população. Trata-se de uma tarefa de grandes proporções, que precisa ser enfrentada com muita determinação, liderança política e capacidade de negociação”, diz.

Um relatório da consultoria McKinsey sobre 18 economias que tiveram o desempenho econômico extraordinário nas últimas décadas, mostra que 1 bilhão de pessoas saíram da extrema pobreza entre 1990 e 2013. Foram 731 milhões na China, 168 milhões na Índia e 158 milhões nos demais países.

- Conheça todas as propostas da indústria para o próximo governo

Os estudos integram as Propostas da Indústria para as Eleições 2022, que a CNI entregou aos pré-candidatos à Presidência da República. Abaixo você confere as 7 propostas da indústria para alavancar a economia do país no próximo governo.

1. Aprovar a reforma tributária

A PEC 110 contempla a substituição dos principais tributos incidentes sobre o consumo por um Imposto sobre o Valor Adicionado (IVA) modelo de tributação utilizado em mais de 170 países. Estudo da Universidade Federal de Minas Gerais prevê um aumento de 7,5% nos empregos nos anos seguintes à reforma.

2. Equilibrar os gastos públicos e controlar a inflação

A confiança de que a economia brasileira será mantida em bases sólidas, sem interferências que colocam sua estabilidade em risco, é essencial para a decisão de investimento e, por consequência, para o crescimento econômico. 

3. Manter e fortalecer o teto de gastos

Lei de Responsabilidade Fiscal, resultado primário, regra de ouro e o Teto de Gastos precisam ser mantidos para controlar a trajetória de dívida pública e tornar os gastos do governo mais eficientes. Retrocessos nas regras fiscais levariam à desvalorização do Real, e consequentemente, ao aumento da inflação e da taxa de juros. Os efeitos são nocivos para a economia e, sobretudo, para os brasileiros.

4. Renovar até 2028 os incentivos fiscais para regiões menos desenvolvidas

A Medida Provisória nº 2.199-14/2001 promoveu o aumento de investimentos nas áreas de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência Desenvolvimento Amazônia (Sudam) com incentivos fiscais de redução de 75% do IRPJ. O prazo termina em 31/12/2023 e a CNI propõe que seja ampliado até 2028, para desenvolver uma indústria dinâmica nas regiões mais pobres. 

5. Reduzir a tributação das empresas de 35% para patamar abaixo da média de 23% da OCDE

O Brasil precisa aperfeiçoar e harmonizar suas regras de tributação da renda das empresas com os padrões internacionais e com as práticas tributárias da OCDE e do G7. A convergência, além de recomendável e necessária para a economia brasileira, passou necessária diante do pedido de acessão à OCDE

6. Ampliar e reduzir o custo do crédito bancário

As micros e pequenas empresas respondem por apenas por 18% das carteiras de crédito de instituições financeiras, enquanto as de médio porte representavam 24%. As grandes, por sua vez, eram responsáveis por 58% do crédito tomado, segundo dados do Banco Central. Assim é essencial reduzir os custos tributários e administrativos sobre a intermediação financeira, estimular a concorrência entre as instituições financeiras, reduzir assimetrias informacionais entre emprestadores e tomadores, facilitar o acesso das empresas ao sistema de garantias e aumentar a segurança jurídica dos contratos de financiamento.

7. Aumentar o financiamento não bancário

Atualizar e aprimorar a regulação com a simplificação de normas e procedimentos, desenvolver um arcabouço regulatório específico para abertura de capital de empresas menores, fomentar o desenvolvimento de fintechs, e garantir a atuação do Estado no mercado de capitais, seja no papel de coordenador da criação de ativos financeiros, seja por meio do BNDES.

- Minissérie apresenta propostas da indústria para o desenvolvimento do país.

Fonte: CNI
Seção: Indústria & Economia
Publicação: 29/09/2022

Como funciona o registro de máquinas agrícolas que entra em vigor em outubro

A chegada do mês de outubro marca a entrada em vigor de uma nova exigência para proprietários de máquinas agrícolas no Brasil. O Renagro, registro nacional, precisará ser feito por produtores que fazem uso dos equipamentos para transitar em vias públicas. Importante ressaltar que o cadastro é necessário nessa situação e para itens fabricados após 2016. Vale lembrar, também, que não é todo o tipo de equipamento que pode circular (veja as  especificidades abaixo). 

— O Renagro é para máquinas que podem transitar em via pública, nem todas podem. Opcionalmente, a pessoa pode registrar para maior segurança, em caso de roubo. É mais um instrumento de registro — pontua Pedro Estevão Bastos de Oliveira, presidente da Câmara de Máquinas Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq).

Entidades ligadas a produtores rurais vêm recebendo pedidos de informações sobre o o tema. O engenheiro agrônomo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS) Adrik Richter lembra que os sindicatos não podem fazer o registro — o cadastro precisa ser feito pelo agricultor — mas têm ajudado a dar orientações a quem solicita. 

Há um caminho a ser seguido para a obtenção do registro, sendo que a homologação fica a cargo de agências autorizadas. O Ministério da Agricultura, em parceria com o Instituto CNA, desenvolveu a Plataforma Nacional de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas (ID AGRO).  O sistema de aplicativo faz a conexão entre fabricantes, autorizadas (revendedoras), proprietários, Sistema CNA/SENAR e o próprio ministério. 

— Esse registro traz diversos benefícios ao produtor, como a rastreabilidade do equipamento, principalmente na hora da comercialização. Tem vinculação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o que permite a notificação, pelo aplicativo, das forças de polícia, garantindo uma recuperação mais célere. E acreditamos que trará benefícios principalmente na comercialização desses usados no futuro — destacou Carlos Frederico Ribeiro, coordenador do Instituto CNA.

Todos reforçam, ainda, que a emissão do registro é gratuita. Depois que o produtor baixou o app e fez o seu cadastro, deve procurar uma agência autorizada da marca do equipamento munido de nota fiscal. A necessidade do registro, nas condições mencionadas, atende à Lei 13.154/2015.

Saiba mais

Todas as informações sobre o registro podem ser acessadas no site idagro.com.br
O documento é necessário para transitar com tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar máquinas agrícolas ou a executar trabalhos agrícolas em via pública. O trânsito nesses espaços está sujeito a outras exigências, de dimensões e itens necessários, conforme resolução do Contran.

Fonte: GaúchaZH
Seção: Máquinas & Agro
Publicação: 29/09/2022

Como a tecnologia amplia a produtividade com qualidade

A agricultura de precisão (AP) consiste em utilizar a tecnologia por meio de ferramentas de controle que monitoram processos produtivos e colaboram com análises de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo das principais culturas agrícolas. Esse processo resulta diretamente no aumento da capacidade produtiva, com eficiência e sustentabilidade, preservando recursos ambientais e econômicos.

O Brasil é um dos países que mais inova em tecnologia na agricultura. De acordo com o Radar Agtech Brasil 2020/2021, iniciativa que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e empresas privadas, o País possui atualmente 1.574 startups, que são agtechs que impulsionam recursos tecnológicos no agronegócio. Esse avanço é motivado pela necessidade de ampliar o controle produtivo e a rastreabilidade do alimento, desde o cultivo até a mesa do consumidor. E é com esse objetivo que a agricultura de precisão vem impulsionando novas iniciativas no agronegócio brasileiro.

Nesse contexto, a Agrivale, um dos maiores produtores de uvas de mesa do Brasil com sede no Vale do São Francisco, em Petrolina-PE, tem trabalhado com AP em seu cultivo. Por meio de investimentos em novas tecnologias que monitoram todo o ciclo produtivo das uvas, a empresa realiza o controle de qualidade dos processos e proporciona a rastreabilidade do produto, desde o cultivo até a disponibilização na gôndola do supermercado.

Sistema de irrigação eficiente

A eficiência da irrigação no plantio de uvas exige uma análise constante das condições climáticas, de solo, entre outras variáveis. De acordo com Nami Ando, gerente de Produção da Agrivale, o monitoramento constante possibilita a tomada de decisões de forma mais assertiva.

“Temos uma estação meteorológica que fornece dados de temperatura, umidade, vento, precipitação pluviométrica, entre outros. Com essas informações, podemos calcular a necessidade de água da planta conforme a fase em que ela se encontra. Caso esteja no início da brotação, é necessário um volume menor, já na fase de enchimento de fruto, a demanda de água aumenta. Como os solos não são iguais em todos os pontos, precisamos fazer alguns ajustes, em solos mais arenosos que têm menor retenção de água, utilizamos cobertura morta (bagaço de cana) para que haja maior retenção de água e, consequentemente, menor desperdício”, explica Nami.

Rastreabilidade no campo

A agricultura de precisão é um sistema que gere as lavouras em todos os seus aspectos para garantir a sua produtividade. Dessa forma, quanto maior o número de dados coletados, maior será a assertividade na decisão e economia do sistema produtivo. Para isso, a Agrivale tem investido em tecnologias para gestão de sua propriedade quanto à utilização dos insumos e de manejo, o que permite uma economia de tempo e dinheiro, o que também contribui com o aumento da produtividade e sustentabilidade na plantação.

A utilização da telemetria nos tratores da empresa dispõe de um controle que realiza a coleta e o compartilhamento de dados no campo, que são enviados de forma remota para o agricultor. Deste modo, tanto o agricultor, quanto o tratorista, conseguem fazer o monitoramento e o diagnóstico da lavoura e das operações realizadas.

Dando suporte ao monitoramento realizado pela telemetria dos tratores, a Agrivale também faz o uso de drones para monitorar a área de cultura, o que permite uma visualização detalhada da propriedade com localização georreferenciada e contribui para a melhoria das atividades agrícolas e seu manejo.

Qualidade na produção de uvas

Para dar suporte ao controle de qualidade e rastreabilidade das uvas produzidas, a Agrivale faz uso dos softwares da PariPassu, agritech integrante do Genesis Group. “Com os processos automatizados, por meio dos softwares, conseguimos acompanhar de forma criteriosa e ágil a qualidade das uvas que produzimos. Isso nos permite ter um maior controle da produção, reduzir perdas, além de possibilitar a tomada de decisões de forma rápida e com segurança”, afirma Luzineide Silva, Supervisora de Controle de Qualidade na Agrivale.

A rastreabilidade é fundamental no que se refere à segurança alimentar, conceito que engloba a produção do alimento, transporte e armazenamento seguindo os requisitos de controle de qualidade. A Agrivale disponibiliza, por meio de um QR Code no rótulo da embalagem das suas uvas, informações da empresa produtora, a especificação técnica da uva, data de colheita e todo o caminho percorrido desde o cultivo até a distribuição.

Fonte: Portal Máquinas Agrícolas
Seção: Máquinas & Agro
Publicação: 29/09/2022