Notícias

SC: Construção Civil aposta em prédios com espaço de lazer e trabalho integrados no Litoral Norte

A pandemia de Covid-19 abriu espaço para o trabalho remoto que de uma ação temporária passou a permanente em muitos casos.

Tanto que um levantamento divulgado pelo IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada revela que no Brasil, uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar de forma remota.

Atento a essa situação, o setor da construção civil já cria novos empreendimentos que tenham ambientes pensados para quem trabalha em casa por exemplo.

E quando se fala do Litoral Norte de Santa Catarina, os cenários tranquilos e repletos de beleza fazem toda a diferença para atrair investidores ou moradores.

Em 2025 será entregue um edifício de 32 andares na praia do Quilombo em Penha.

A obra de grandes proporções, será considerada um marco para a engenharia da região.

A construção de alto padrão contará com 76 apartamentos, com 2, 3 ou 4 suítes. Serão mais de 2 mil m?2; de lazer que incluem uma área de lazer com piscina climatizada e borda infinita de frente para o mar, espaço com redes suspensas, lareira externa, espaço para churrasco, wine bar, sala de jogos, cinema e espaço Friends & Pool, ou seja, uma piscina própria para que os moradores possam convidar amigos.

Além disso, um diferencial é um espaço adaptado para reuniões e trabalhos remotos.

“Com essa tendência de as pessoas buscarem mais integração entre lazer, qualidade de vida e trabalho, procuramos entregar espaços que convidam as pessoas a compartilhar o máximo de cada momento”, explica Ianaê Feltrin, diretora de Marketing da Vetter Empreendimentos.

Outra novidade que é considerada um marco no mercado imobiliário de Penha e região é que o empreendimento contará com um restaurante dentro do próprio condomínio, que dará acesso aos moradores e ao público geral.

Ianaê conta que o restaurante terá dois acessos exclusivos, um para os moradores e outro para comunidade em geral. Investimentos que reforçam o crescimento do mercado da construção civil no Brasil.

Tanto que dados de uma relatório da Confederação Nacional da Indústria, a CNI com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) retratam que o primeiro semestre de 2022 teve o maior patamar de atividades desde outubro do ano passado com 51, 6 pontos.

Os 50 pontos são a margem que diferenciam o crescimento e a retração.

Outro recorte importante é que a construção de edifícios registrou o melhor patamar médio desde 2010 em 2022.

Fonte: nd+
Seção: Construção, Obras & Infraestrutura
Publicação: 28/09/2022

Entenda por que a biotecnologia é o futuro da construção civil

No primeiro semestre de 2022, o setor de construção civil cresceu 9,5% em relação ao mesmo período de 2021 (IBGE), sendo o segundo com maior crescimento até agora. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram a importância da construção civil para o país, cujo PIB registra alta há sete semestres consecutivos. Um dos fatores responsáveis pelo bom desempenho é que o setor de construção civil enxerga a inovação como um agente de mudança essencial nos negócios – entre maio de 2021 e maio de 2022, o número de startups na área aumentou 13,82%, movimentando cerca de R$ 6 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Startups.

No Paraná, o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (IST-CC) tem acompanhado a dinâmica deste mercado. Responsável por desenvolver projetos para inserção de novas tecnologias na construção, o Instituto tem fomentado pesquisas para o desenvolvimento de materiais que já estão mudando a forma de produzir e construir. “Temos uma interação bem grande em toda a cadeia produtiva do Paraná, trabalhando sempre em parcerias com indústrias e construtoras que, inclusive, já utilizam alguns materiais novos em seus projetos”, conta Karine Coelho Corrêa, consultora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no IST-CC.

Biotecnologia é destaque
Um assunto que tem ganhado relevância na área de construção é o uso de materiais biológicos como base para os produtos do segmento. É o caso do bioconcreto, criado a partir de bactérias que se desenvolvem em cápsulas biodegradáveis; e que representa uma revolução e tanto nos processos construtivos. Em contato com a água, essas bactérias são ativadas e agem como selantes de eventuais rachaduras, o que deve aumentar significativamente a durabilidade das construções.

Mas não é só a indústria de concreto que está se reinventando a partir da tecnologia. No IST da Construção Civil, há diversos projetos na área de biotecnologia. É o caso da Mush, startup atualmente incubada na Universidade Federal do Paraná. Por meio da Chamada Paranaense de Inovação Industrial, a Mush trouxe ao IST-CC um projeto de pesquisa para fabricação de placas com resíduos da agroindústria. De acordo com o IBGE, a produção agrícola do Brasil em 2022 deve ser 2,2% maior do que em 2021, sendo que o arroz, o milho e a soja representam 91,5% da estimativa – e para cada tonelada de grão, são geradas duas toneladas de resíduos vegetais. A solução da startup utiliza esses resíduos que seriam descartados como fonte de nutriente e suporte para crescimento de um fungo que age como uma cola. O CEO da Mush, Eduardo Sydney, pontua os benefícios da tecnologia: “Estamos validando todas as propriedades deste material e, até o momento, já comprovamos que além de oferecer conforto termoacústico, ele tem um ciclo de vida completo. É gerado a partir de resíduos vegetais, transformado em material construtivo e é 100% biodegradável, compostável na terra, água doce e água salgada. Ou seja: se no futuro uma construção for demolida ou reformada, essas placas vão se decompor naturalmente”, destaca.

Tecnologia e meio ambiente
O incentivo às mudanças na indústria da construção civil vai além do viés comercial. O uso de materiais biológicos está alinhado a questões ambientais. Para se ter uma ideia, somente a produção de cimento responde por 8% das emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo, segundo a associação World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que o setor de construção civil é responsável por 38% do gás carbônico lançado na atmosfera. “Estamos atendendo a uma demanda do setor e do planeta, criando um material construtivo sustentável. É uma solução disruptiva, que ajuda a compatibilizar a necessidade de construir, morar e trabalhar com a preservação dos recursos naturais”, ressalta Eduardo Sydney.

O trabalho em conjunto é o melhor caminho para mudar este cenário e a equipe do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil tem testado soluções que são rapidamente disponibilizadas ao mercado. “Temos trabalhado muito em sistemas construtivos inovadores para substituir alvenaria, concreto e alguns tipos de madeira. A indústria está investindo em pesquisas para aumentar a produtividade, fabricar os sistemas e encaminhar para comercialização, tudo muito rápido. Em pouco tempo, conseguimos fazer os testes e validar esses novos produtos”, conta a analisa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do IST-CC, Karine Coelho Corrêa.

Em relação ao projeto da Mush, a expectativa é de a biotecnologia ganhe ainda mais espaço na construção civil – o Brasil já ocupa o 4º lugar no ranking global de construções sustentáveis certificadas pela LEED (Leadership in Energy and Environmental Design): “Temos uma biodiversidade muito grande, além de muita capacidade científica. Somos vistos como pesquisadores muito dedicados e, com essa tecnologia pioneira, causaremos um impacto muito positivo”, finaliza o CEO Eduardo Sydney.
 
Fonte: Jornal Floripa
Seção: Construção, Obras & Infraestrutura
Publicação: 28/09/2022

Confiança do industrial paranaense tem melhor índice desde agosto do ano passado

A sondagem de setembro da Fiep, em parceria com a CNI, mostrou que o industrial do estado está mais otimista em relação à economia e aos negócios. De acordo com a pesquisa, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria avançou três pontos na comparação com o mês anterior e chegou a 62,4 pontos. É o maior patamar desde agosto de 2021, quando ficou em 66,4 pontos, numa escala que vai até 100.

O economista da Fiep, Marcelo Alves, avalia que o avanço se deve, principalmente, a uma percepção geral mais positiva do industrial sobre a economia do país, nos próximos seis meses.

Na composição do chamado ICEI, o indicador de expectativas aumentou pouco mais de 2 pontos, somando quase 64. Também o melhor resultado desde agosto do ano passado.

Mesma situação do indicador de condições do último semestre, que subiu pelo segundo mês seguido e avançou quase 5 pontos, nesta última pesquisa antes das eleições.

O economista da Fiep diz ainda que esse é um período sempre cercado de muita instabilidade e que acaba impactando na expectativa do industrial.

Na contramão do resto do setor, o índice de confiança da construção civil, mesmo ainda na área de otimismo, apresentou redução de pouco mais de 4 pontos.

Segundo a Fiep, resultado dos aumentos sucessivos na taxa básica de juros até agosto, o que acabou encarecendo o crédito e dificultando os financiamentos imobiliários.

Fonte: CBN
Seção: Indústria & Economia
Publicação: 27/09/2022

Comercialização de tratores e máquinas agrícolas tem projeção de crescimento em 17,7% em 2022

Uma projeção levantada pelo Departamento Técnico do Sistema Famasul com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) destacou que a estimativa para a quantidade de tratores e máquinas agrícolas comercializadas no Brasil até o final de 2022 será de 68,8 mil unidades, aumento de 17,74% em comparação com os veículos vendidos no ano anterior. Este é o assunto do #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (26).

De acordo com a consultora de economia, Eliamar Oliveira, o produtor conta com o crédito rural para a compra de máquinas e equipamentos agrícolas. “O agronegócio continua apresentando bons resultados e isso irá estimular o investimento nesse segmento”, destaca.

Na safra 2021/2022, os produtores de Mato Grosso do Sul investiram R$ 2,78 milhões em máquinas, equipamentos, materiais e utensílios com recursos do Plano Safra. O valor foi 2,06% superior ao volume de recurso aplicado na safra anterior que totalizou R$ 2,73 milhões.

Renagro – O Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas implementado pelo Governo Federal que passa a vigorar a partir de outubro de 2022 será obrigatório para todos os tratores e máquinas agrícolas que transitam em via pública.

Segundo Eliamar, o cadastro desses maquinários tende a aumentar a segurança em relação a furtos, roubos e outras ocorrências envolvendo esses equipamentos. “Após o registro do bem o produtor rural recebe o documento Renagro, que serve para atestar a posse do seu maquinário, trazendo mais segurança também para as operações de compra e venda dos veículos”, afirma.

O condutor da máquina agrícola deverá estar de posse do documento Renagro, físico ou digital, sempre que o veículo circular em via pública. O documento é gratuito e será aceito em todo o território nacional.

Além disso, o registro será obrigatório somente para os aparelhos ou equipamentos produzidos a partir de 1º de janeiro de 2016 (facultativo para fabricados anteriores a esta data), O registro será por meio do ID Agro Máquinas, plataforma desenvolvida pelo Instituto CNA em parceria com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que passa a ser responsável pela regulamentação do documento.

O aplicativo do ID Agro está disponível para download nos sistemas Android e iOS. Para mais informações e consultas, acesse www.idagro.com.br

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as semanas uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe! Conheça também: Educação no Campo e Transformando Vidas.

Fonte: Agrolink
Seção: Máquinas & Agro
Publicação: 27/09/2022

Reino Unido amplia impostos alfandegários sobre o aço por dois anos

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, alertou no domingo que teria de tomar "decisões difíceis" para proteger o aço britânico ante o aço barato de alguns países.

Londres estendeu por dois anos os impostos alfandegários para certas categorias de aço procedentes de 15 países, com a meta de proteger uma indústria "crucial" no Reino Unido, que enfrenta um aumento dos preços da energia.

A ministra de Comércio Externo, Anne-Marie Trevelyan, declarou à Câmara de Representantes que "devido ao interesse estratégico" da indústria siderúrgica e "às perturbações mundiais dos mercados de energia e das cadeias de abastecimento, (...) é interesse do Reino Unido manter ressalvas".
 
Trevelyan explicou aos deputados que há um ano, após a saída britânica da União Europeia, o governo havia anunciado uma extensão dos direitos alfandegários para dez categorias de produtos de aço por três anos e sua remoção em quatro categorias.

Outros cinco estavam em estudo e foram prorrogados por um ano.

A ministra estima agora que a supressão dos direitos alfandegários para estas cinco categorias "provocaria sérios danos às siderúrgicas britânicas", portanto amplia a medida para esses produtos por dois anos, até 30 de junho de 2024, mesmo prazo que as outras dez categorias já prolongadas no ano passado.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, alertou no domingo que teria de tomar "decisões difíceis" para proteger o aço britânico ante o aço barato de alguns países, ainda que correndo o risco de violar suas obrigações diante da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Fonte: Exame.com

Moody’s: Perspectiva global para metais e mineração torna-se negativa à medida que a demanda desacelera, enfraquecendo o Ebitda agregado

Em um novo relatório, a Moody's Investors Service mudou sua perspectiva global para a indústria de metais e mineração de estável para negativa. A desaceleração do crescimento econômico em todo o mundo está reduzindo a demanda por commodities de metais e mineração, impactando diretamente no preço, o que consequentemente reflete um Ebitda agregado decrescente para as maiores empresas classificadas pela Moody's do setor durante os próximos 12 meses.

“O Ebitda e os preços estão caindo à medida que as condições macroeconômicas e de negócios enfraquecem. Eles permanecerão mais altos do que nos anos pré-pandemia, mas abaixo dos níveis recordes vistos no início de 2022 , diz a vice-presidente sênior da Moody's, Barbara Mattos. “Além disso, os custos de energia e matérias-primas continuam altos, principalmente na Europa, o que também reduzirá as margens dos produtores e os ganhos do produtor de metais básicos, por exemplo”, acrescenta.

A Moody's espera que os produtores de cobre enfrentem quedas de Ebitda devido a menores volumes de produção em certas regiões, custos de insumos mais altos e preços mais baixos. No entanto, os baixos níveis de estoque e os desafios de fornecimento nas principais regiões produtoras de cobre, como Chile e Peru, limitarão a queda dos preços do cobre.

Outros produtores de metais básicos, como zinco, níquel e alumínio, também terão queda no Ebitda, pois os altos custos de energia e matérias-primas impactam as margens e reduzem a produção na Europa, enquanto o enfraquecimento do crescimento econômico pesa sobre a demanda em todo o mundo.

Em relação aos metais preciosos, a Moody's vê que os preços tanto do ouro quanto da prata estão caindo à medida que as taxas de juros mais altas e um dólar mais forte afastaram os investimentos dos metais preciosos, que são vistos como um investimento seguro. Além disso, ao contrário de outros metais, o sentimento do mercado, em vez de fundamentos como oferta e demanda, influencia os preços neste setor, gerando uma queda nas receitas dos produtores. Todos esses fatores influenciarão para experimentar uma diminuição do Ebitda para os produtores de metais preciosos.

Os preços do aço podem permanecer acima das médias históricas, mas a queda recente reduzirá significativamente o Ebitda e o fluxo de caixa das siderúrgicas. Na mesma linha, o Ebitda das mineradoras de carvão diminuirá à medida que os preços do carvão recuarem dos níveis recordes vistos no início deste ano, mas as restrições de oferta contínuas podem manter os preços acima dos níveis históricos por um período prolongado, atenuando o declínio dos lucros.

Por fim, a fraqueza na produção global de aço, principalmente na China, e volumes de produção sazonalmente mais altos na Austrália e no Brasil pressionarão os preços e, consequentemente, o Ebitda para os principais produtores de minério de ferro.

Fonte: BN Americas
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 26/09/2022