Notícias

Vale tem produção de minério de 89 milhões de toneladas, acima das expectativas

A Vale (VALE3), segunda maior fornecedora mundial de minério de ferro, registrou um aumento maior do que o esperado na produção no último trimestre, em um resultado que pode minar os preços da matéria-prima.

O gigante de mineração produziu 89,4 milhões de toneladas métricas no último trimestre, superando a estimativa média de 83 milhões de toneladas entre os analistas rastreados pela Bloomberg.

A produção aumentou em relação ao ano anterior e aos três meses anteriores, com o resultado do ano inteiro superando o guidance. Em comunicado na segunda-feira, a empresa com sede no Rio de Janeiro reiterou seu guidance para 2024.

O minério de ferro tem sido relativamente resiliente a uma desaceleração na China, o maior consumidor do ingrediente, essencial para a fabricação do aço. Os preços aumentaram mais de um terço desde meados de agosto, levando alguns analistas a prever uma queda em 2024.

A principal produtora de minério de ferro, Rio Tinto Group, disse no início deste mês que vê medidas de estímulo aumentadas impulsionando uma recuperação gradual na China, com a melhora concentrada no segundo semestre.

A Vale está enfrentando tensões de liderança em meio à pressão do governo brasileiro para fazer mudanças, enquanto o conselho se prepara para decidir se mantém Eduardo Bartolomeo como CEO ou busca um substituto.

A empresa de mineração deve divulgar seus resultados financeiros em 22 de fevereiro.

Fonte: Bloomberg News
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 30/01/2024

Produção de cobre da Vale aumentou 50% no 4º tri

O desempenho da Vale no quarto trimestre foi marcado por produção e vendas sólidas em todos os negócios, divulgou a mineradora em relatório após o fechamento do mercado nesta segunda-feira. A divulgação dos resultados do 4º trimestre está marcado para 22 de fevereiro.

Segundo a Vale, a produção de cobre aumentou 50% no 4º tri ante o resultado de 2022, atingindo o maior nível desde 2018. A produção de minério de ferro totalizou 89,4 Mt no 4T, aumentando 11% a/a. Em 2023, a produção atingiu 321,2 Mt, acima do guidance de 315 Mt, e foi 4,3% maior a/a, como resultado: (a) de iniciativas contínuas para melhorar a confiabilidade de ativos no S11D; (b) do sólido desempenho nos complexos de Itabira e Vargem Grande; e (c) das maiores compras de terceiros”, citou o relatório.

A produção de pelotas totalizou 9,9 Mt no 4T, 19% maior a/a. Em 2023, a produção atingiu 36,5 Mt, 14% maior a/a, apoiada pela maior produção de pellet feed em Brucutu. A produção de briquetes começou no 4T, um passo importante na estratégia da Vale para apoiar a descarbonização da siderurgia, através do aumento da oferta de aglomerados de minério de ferro.

A produção de cobre totalizou 99,1 kt no 4T, aumentando 50% a/a. Em 2023, a produção aumentou 29% a/a, totalizando 326,6 kt, ligeiramente acima do nosso guidance revisado de 325 kt. O melhor desempenho foi resultado, principalmente, do ramp-up bem-sucedido de Salobo 3, com a produção no complexo de Salobo aumentando 87% a/a no 4T, bem como o melhor desempenho da planta de Sossego.

A produção de níquel diminuiu 5% no 4T em comparação ao ano passado, e foi também 8% menor em 2023, totalizando 164,9 kt, em linha com o guidance. A redução da produção era esperada, considerando a transição para mineração subterrânea em Voisey’s Bay, bem como a reforma planejada do forno de Onça Puma.

Fonte: Monitor Mercantil
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 30/01/2024

 

Saiba se a quebra da Evergrande pode afetar a Vale

O volume das exportações de minério de ferro pela Vale para a China, protagonista na produção de aço, pode ser impactado pela liquidação da Evergrande, decretada em Hong Kong nesta segunda-feira (29), segundo analistas ouvidos pelo Valor. A dimensão desse impacto, porém, depende de quais ações o governo chinês irá tomar para segurar o efeito dominó no setor imobiliário do país — e as expectativas são positivas neste sentido.

A recuperação judicial do China Evergrande Group, que já foi a maior incorporadora imobiliária da China, se arrastava há dois anos. Nesta segunda, acabou o prazo para a elaboração de um plano de reestruturação do pagamento de cerca de US$ 332 bilhões em passivos, incluindo dinheiro devido a fornecedores, projetos incompletos e outras obrigações de empréstimos. Sem acordo com os credores, a Justiça de Hong Kong determinou a liquidação.

Após o decreto de liquidação, as ações da companhia despencaram 20,9% na Bolsa de Hong Kong, onde é listada, o que elevou as perdas nos últimos 12 meses para 90%. As ações da China Evergrande New Energy Vehicle, braço da companhia, caíram 18%. Em seguida, as negociações na bolsa foram interrompidas.

Com uma das maiores dívidas do país, o problema da Evergrande se espalhou pelo setor imobiliário da China, um dos pilares da segunda maior economia do mundo, levando a uma série de inadimplências e casas não acabadas em todo o país.

Setor tem alta demanda por aço

A China é protagonista na produção mundial de aço, respondendo por quase 55% da demanda global e importação de 1,1 milhão de toneladas de minério de ferro anualmente, conforme dados da World Steel Association. A incorporação imobiliária da China consome cerca de 40% dessa demanda, tornando o setor um dos maiores compradores de aço do mundo.

Com uma possível crise no setor, as exportações de minério de ferro da Vale para a China podem ser comprometidas indiretamente. Isso poderia acontecer em um efeito dominó que parte da liquidação da Evergrande. Com uma demanda menor por construções, a demanda sobre o aço cai, o que impacta diretamente em seu preço. Nessa leva, o minério de ferro também sofre impacto, muito embora o preço hoje tenha subido 1,1% no Porto de Dalian.

Os dois anos em que a Evergrande arrastou a recuperação judicial fizeram com que a liquidação desta segunda-feira não fosse uma surpresa para o mercado, de acordo com a análise de João Daronco, da Suno Research. Por conta disso, o impacto sobre a Vale deve ser mais brando, em sua avaliação. "É difícil avaliar o grau de impacto que possa ter na Vale, mas vejo como sendo algo pontual e que não deve interferir de forma material nos resultados da empresa", diz.

Apesar de a notícia sobre a liquidação da Evergrande, por si só, não ter sido capaz de causar grandes alterações nos índices da B3 nesta data, as consequências negativas devem ser sentidas a partir do desaquecimento no mercado de aço em específico e, também, na economia chinesa em geral, segundo Thiago Guedes, analista e diretor de negócios da Bridgewise. "Como somos exportadores, qualquer desaquecimento na economia da China pode impactar nossa bolsa e nossos investimentos", diz.

"A expectativa dos grandes investidores brasileiros não é de um impacto muito grande, mesmo com os problemas na China. A gente pode crescer um pouco menos, mas nada muito forte para a gente ter uma crise na economia", diz Guedes.

Caso o governo chinês não adote medidas para impedir o desaquecimento do setor, Hugo Queiroz, sócio-diretor da L4 Capital, aponta que margens mais baixas para a venda do minério de ferro resultarão em geração de caixa mais fraca na Vale, grande exportadora de minério de ferro no Brasil. "Naturalmente, você piora o seu EBITDA e aumenta seu risco financeiro por questão de endividamento frente uma geração de caixa menor e distribui menos dividendos", analisa.

"Os reflexos na Vale são essa sequência: perde faturamento, reduz EBITDA, sua geração de caixa fica mais fraca, seu risco financeiro e diminui dividendos. Tudo isso consequência de se contaminar o mercado imobiliário chinês", resume Queiroz, da L4 Capital.

Não é só a Vale deve se preocupar com o cenário que ainda se desenrola na China. A Gerdau, CSN e Usiminas também podem ser impactadas. O analista acredita, porém, que a economia chinesa deve tomar medidas adicionais para segurar o efeito da liquidação da Evergrande.

Procurada pelo Valor, a Vale optou por não se manifestar sobre o assunto.

Fonte: Valor
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 30/01/2024

 

Global Mineração: Empresa de minério de ferro realiza Audiência Pública para apresentar estudos ambientais em Sabará

A Fleurs Global Mineração Ltda convida você para a Audiência Pública, em que serão apresentados o seu Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental, discussão sobre o 
licenciamento ambiental corretivo da unidade de tratamento a úmido e a seco, e pilha de rejeito estéril inserida no SLA/ Processo Administrativo nº 284/2022 da Fleurs Global Mineração.

A audiência será realizada no dia 07 de fevereiro de 2024 às 19h no Cine Bandeirante – Centro Cultural José da Costa Sepúlveda localizado na Rua Luís Cassiano, 60 – Centro, Sabará – MG, 34505-010.

Para dúvidas e informações, entre em contato através do e-mail:

comunicacao@globalmineracao.com.br ou pelo número de Whatsapp 31 99081-7031

GLOBAL MINERAÇÃO

A Global Mineração é uma empresa que se dedica ao beneficiamento e comercialização de minério de ferro, com produtos como Concentrado, Sínter Feed, Hematitinha e Granulado. A empresa emprega altos padrões tecnológicos em sua produção, otimizando o aproveitamento do recurso mineral.

Fonte: Folha de Sabará
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 30/01/2024

Siderúrgicas e indústrias travam guerra sobre taxação do aço

As siderúrgicas e as indústrias que compram o aço travam guerra em torno do pedido de aumento da taxação do produto estrangeiro importado ao Brasil. De um lado, as produtoras afirmam que o aço da China vai abocanhar grande parte do mercado com preços “predatórios”, enquanto as fabricantes de produtos de aço argumentam que esse aumento vai prejudicar a cadeia produtiva e frear a industrialização do país.

Como mostrou o Poder360 em dezembro, as siderúrgicas almejam uma taxa de 25% sobre a vinda do aço estrangeiro ao Brasil. Atualmente, o imposto de importação do aço no país é de 9,6%, em média. Em Santa Catarina, o produto chega a ter alíquotas de 4% a 5%. Segundo o Instituto Aço Brasil, o avanço das importações, que cresceram 54,8% nos 10 primeiros meses de 2023, liga o alerta para possíveis fechamentos de siderúrgicas.

A entidade argumenta que a taxação de 25% é a mesma praticada em outros países com produção significativa de aço e pede para que o Brasil entre nesse grupo. O Aço Brasil também diz que essa penetração do aço estrangeiro já encolheu em 8,% a produção nacional.

Por outro lado, os compradores do produto dizem que a medida não será efetiva e que a situação das siderúrgicas não é tão crítica.

Ao Poder360, o presidente-executivo da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), José Velloso, afirma que as condições competitivas das siderúrgicas são mais confortáveis do que as de seus compradores.

Velloso explica que, enquanto a taxa de penetração do aço importado foi de 16,2% em 2023, a de máquinas foi superior a 40%. Segundo o executivo, as empresas que compram a commodity já operam com os custos do aço mais caro do mundo e que aumentar a taxa de importação vai fazer com que a indústria brasileira fique ainda menos competitiva e enfraquecida.

“Tirando o aço semi-acabado, que é importado pelas próprias siderúrgicas, o grau de penetração no Brasil do aço foi de 15% em 2023, enquanto em máquinas o grau de penetração é de 41%”, afirma Velloso.

Para o executivo, a proposta de aumentar a taxação do produto estrangeiro vai na contramão da Nova Política Industrial, anunciada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 2ª feira (22.jan.2024).

 

Velloso afirma que um imposto maior afetaria o custo das empresas e diminuiria a capacidade das fábricas de reduzir a depreciação das máquinas, fator chave no programa industrial do governo.

O presidente-executivo da Abimaq também questiona o argumento do Aço Brasil de que o Brasil taxa o aço importado menos que outros países. Segundo ele, cada país tributa de uma maneira diferente, mas a taxa máxima de 25% é aplicado só quando o aço estrangeiro supera determinas cotas. A maior parte do aço importado na União Europeia, por exemplo, entra com tarifa zerada.

O Poder360 procurou a CNI (Confederação Nacional da Indústria) para saber o posicionamento da principal entidade do setor na disputa. A confederação respondeu ao jornal digital que não irá se manifestar sobre a questão.

DECISÃO É DO GOVERNO

Caberá ao governo, mais especificamente ao Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), mediar esse conflito e analisar a efetividade do aumento no imposto de importação do aço.

Quando um setor formaliza uma análise sobre uma taxação protecionista, o governo abre uma consulta pública para ouvir todos os setores afetados pela medida, que, por fim, será debatida no Gecex-Camex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior). O comitê é presidido pelo Mdic, mas é composto por um total de 10 ministérios.

Ao todo, as siderúrgicas enviaram 31 pedidos de aumento da taxação para diferentes produtos. Desse total, 28 pedem uma elevação da alíquota para 25% e 3 para 17%. Durante o processo de consulta pública, a Abimaq enviou ao governo um dossiê com sua argumentação para não aumentar a tarifa. Leia a íntegra do documento (PDF – 802 kB).

Ainda não há uma data para análise das propostas pela Gecex-Camex, mas segundo Velloso, o CAT (Comitê de Alterações Tarifárias) deve iniciar a análise dos pedidos na 4ª feira (31.jan). Esse é o passo anterior à análise do Gecex-Camex para tarifas protecionistas.

 
Fonte: Poder 360
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 29/01/2024

Brasil entra na Rota do Aço Sustentável com Hidrogênio Verde

De acordo com uma pesquisa da BloombergNEF, a produção de aço usando hidrogênio verde pode ser a alternativa mais econômica para atingir a meta de zero emissões até 2050.

O estudo indica que o Brasil está entre os candidatos para sediar usinas siderúrgicas interessadas em fabricar aço com baixas emissões a um custo competitivo.
O país, que possui reservas significativas de minério de ferro, se beneficia também de fontes de energia limpa e acessível, como a hidrelétrica, o que poderia resultar em uma redução nos custos de produção do aço à base de hidrogênio verde.

O documento foi encomendado por uma Coalizão que reúne interessados na indústria do hidrogênio, incluindo executivos da Fortescue – mineradora australiana que possui um mega projeto em desenvolvimento para produção hidrogênio verde no Ceará – e da Mubadala – fundo de investimento que controla a Acelen, dona da Refinaria de Mataripe, na Bahia.

Hidrogênio na Siderurgia

Recentemente, em entrevista a Veja, Ludmila Nascimento, diretora de energia e descarbonização da mineradora Vale destacou que “o hidrogênio verde tem um papel crítico para a descarbonização de setores de difícil abatimento. Ou seja, aqueles em que a transição para uma produção de baixo carbono é considerada mais desafiadora”

A  empresa busca meios de superar os desafios estruturais na produção de aço com baixa emissão de carbono.

A Vale está explorando diversas abordagens, sendo uma delas a construção dos denominados “megahubs”. Nestes complexos industriais, o hot briquetted iron (HBI), um componente crucial na produção de aço com baixo teor de carbono, seria fabricado. De acordo com Nascimento, utilizar hidrogênio verde possibilita alcançar emissões zero na fabricação de aço. Ele ressalta que a Vale ocupa uma posição singular, sendo uma grande consumidora de energia renovável e fornecedora de minério de ferro de alta qualidade. Esses elementos são fundamentais para viabilizar tanto a economia do hidrogênio verde quanto a produção de produtos siderúrgicos com baixas emissões de carbono.

Mudança de Fonte de Energia na Produção de Aço

O segmento siderúrgico, responsável por 7% das emissões globais de carbono, destaca-se como o principal consumidor industrial de carvão. Em 2022, o carvão representou 74% da demanda total de energia na indústria, seguido por eletricidade (14%) e gás natural (9%).

De acordo com a BNEF, a adoção de hidrogênio na produção de aço tem o potencial de descarbonizar mais de 40% da produção global até 2050. Esse cenário demandaria a produção anual de pelo menos 150 milhões de toneladas de hidrogênio, consolidando a siderurgia como um dos principais consumidores dessa forma de hidrogênio com baixo teor de carbono.

A BNEF estima que o custo de produção do aço com base em hidrogênio em 2050, considerando um custo de entrega de hidrogênio de US$1 por quilograma, seria de US$489 por tonelada. Atualmente, o preço do quilograma de hidrogênio verde varia entre US$4 e US$12.

Uma pesquisa anterior da consultoria já havia identificado o Brasil como um dos países capazes de produzir o hidrogênio verde de maneira mais econômica em escala global.

Siderurgia no Nordeste

O setor siderúrgico no Nordeste do Brasil mostrava uma presença significativa, impulsionada pela abundância de recursos minerais na região, como minério de ferro. Grandes empresas siderúrgicas tinham operações na área, aproveitando a matéria-prima local e a infraestrutura de transporte para o escoamento de produtos.

O Nordeste também se destacava como um possível destino para investimentos em siderurgia com menor emissão de carbono. Desse modo, explorando fontes de energia limpa disponíveis na região, como a hidrelétrica.

Contudo, o nível de produção do setor siderúrgico no Nordeste é pequeno. Dessa forma,  esses dados podem ajudar no desenvolvimento de politicas públicas. Além disso, trazer investimentos para a região que mais produz hidrogênio verde no Brasil.

Fonte: NE9
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 29/01/2024