Notícias

Test drive de drones chama atenção em dinâmica de máquinas de feira no RS

Um dos segmentos que mais chamam a atenção dos agricultores que visitam a Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, é a dinâmica de máquinas agrícolas. Sob orientação da equipe técnica das revendas, os agricultores podem operar tratores de baixa e alta potência da John Deere e da Massey Ferguson, que estão equipados com escarificadores de solo. O test drive é concorrido e muitos visitantes voltam à dinâmica depois das atividades de demonstração, que ocorrem diariamente às 10 e às 15 horas.

Uma das atividades que mais desperta a curiosidade é a apresentação de um drone pulverizador com capacidade de 40 litros, que está em exposição no parque da Afubra na área da Líder Tratores.

“É uma tecnologia muito interessante e que vem despertando a atenção nas pequenas propriedades. Além da eficiência na pulverização de defensivos, é um sistema que traz mais segurança ao operador no manejo dos defensivos”, observa o coordenador da dinâmica, o professor Rafael Becker, subcoordenador do Curso de Agronomia da Unisc.

A apresentação das máquinas, com direito a avaliação e uso pelos produtores rurais que visitam a feira, acontecerá diariamente às 10 e às 15 horas, para o público em geral. Mas, interessados poderão comparecer ao espaço destinado à simulação das operações para obter mais detalhes e testar as máquinas.

A dinâmica de máquinas agrícolas é um setor tradicional da Expoagro Afubra, estrategicamente situado ao lado da exposição de máquinas e equipamentos, sendo as demonstrações realizadas desde a primeira edição da feira.

As atividades são conduzidas na área específica para esta finalidade, junto da área em que se concentram os expositores do ramo, e que totaliza 10 mil metros quadrados. É algo de grande importância para os agricultores que visitam a feira para fazerem investimentos para sua propriedade, pois nela os agricultores podem tirar suas dúvidas e decidirem a melhor máquina para sua necessidade", explica Teixeira.

Fonte: ABC Repórter
Seção: Máquinas & Agro
Publicação: 21/03/2024

 

Indústria da construção está otimista com cenário econômico atual, aponta CNI

Industriais do setor de construção estão confiantes com retrato atual da economia e apresentaram expectativas positivas para os próximos meses, segundo a Sondagem Indústria da Construção. A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI)consultou 327 empresas, entre os dias 1° e 11 de março, para apurar os índices de atividade da indústria da construção, a evolução do número de empregados, a confiança, as expectativas e a intenção de investimentos. 

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI) avançou 0,4 ponto em março de 2024, passando para 53,8 pontos. O resultado revela que os empresários da indústria da construção estão mais confiantes. O que provocou esse aumento foi o índice de expectativas, componente do ICEI que mensura as expectativas do empresário com relação à economia brasileira e à empresa para os próximos seis meses. Em março, esse índice avançou 1,2 ponto em relação a fevereiro, chegando a 57,0 pontos.  

“Esse crescimento de confiança aconteceu, principalmente, devido à melhora das expectativas do setor de Serviços especializados com construção, como instalações elétricas, hidráulicas e terraplanagem”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo. 

 

Na mesma linha, todos os índices de expectativas da Sondagem Indústria da Construção ficaram acima de 50 pontos e constataram que os empresários da construção seguem confiantes e otimistas, com expectativas de crescimento do nível de atividade, de novos empreendimentos e serviços, das compras de matérias-primas e do número de empregados. 

A pesquisa é realizada mensalmente em parceria com 23 Federações de Indústria e com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). 

Nível de atividade e emprego apresentaram pequeno avanço 

O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção apresentou um avanço de 0,8 pontos em comparação com janeiro e ficou em 46,2 pontos em fevereiro de 2024. Por estar abaixo da linha de 50 pontos, o número ainda é considerado uma queda do indicador, mas é um movimento usual para o período. O resultado pode ser considerado positivo, pois é superior ao registrado em fevereiro de 2023 (46,0 pontos), além de ser maior do que a média histórica para o mês (45,4 pontos).  

Já o índice de evolução do número de empregados saiu de 44,9 pontos, em janeiro, para 46,0 pontos em fevereiro de 2024. O índice encontra-se abaixo da linha divisória de 50 pontos e é inferior ao índice de fevereiro de 2023 (47,6 pontos). Isso demonstra queda do número de empregados mais intensa nessa comparação. Por outro lado, o índice em fevereiro de 2024 foi superior à média para o mesmo mês de anos anteriores, de 45,0 pontos. 

Mais sobre a Sondagem Indústria da Construção 

A Sondagem Indústria da Construção foi lançada em 2010, seguindo os moldes da Sondagem Industrial, e tem como objetivo conhecer a tendência da atividade e as expectativas dos empresários da indústria da construção. 



Fonte: CNI
Seção: Construção, Obras & Infraestrutura
Publicação: 21/03/2024

 

Inovação na construção civil com o uso de containers

Ou quem sabe um escritório totalmente feito de containers, combinando praticidade e design inovador. Além de ser um recurso excelente para otimizar tempo e custos, a implementação de containers na construção civil ainda oferece uma série de benefícios e possibilidades. E como sempre, abordaremos também os desafios envolvidos, e como superá-los.

Agora, se prepare para explorar comigo este fascinante mundo da inovação na construção civil com o uso de containers.

Explorando os Benefícios da Utilização de Containers na Construção Civil

Para começar, vamos mergulhar nos benefícios da utilização de containers na construção civil. As vantagens são muitas: a modularidade desses conteineres permite que eles sejam empilhados e organizados de diversas formas para criar estruturas inovadoras e customizáveis. Além disso, a durabilidade dos containers assegura uma alta resistência a condições climáticas adversas. Outro ponto favorável é a eficiência na gestão de frotas.

Uma vez que os containers são facilmente transportáveis, eles simplificam a logística do canteiro de obras. Quem diria que um banheiro container poderia ser tão versátil e eficiente? E isto é apenas o começo! Agora que conhecemos as vantagens, vamos dar uma olhada nos desafios e soluções na implementação de containers na construção civil.

Desafios e Soluções na Implementação de Containers na Construção Civil

Aplicar containers na construção civil é inovador, porém, nem tudo são flores. Há desafios que precisam ser superados para que este recurso seja viável. Um dos principais desafios é a necessidade de adaptações técnicas para tornar o container um lugar habitável, como sistemas de isolamento térmico e acústico, além de instalações elétricas e hidráulicas.

Além disso, há também a questão da gestão de frotas, ou seja, como transportar os containers para o local da construção de forma eficiente. Porém, todas essas questões têm soluções. Empresas especializadas já oferecem containers adaptados para construção civil, incluindo banheiros containers prontos para uso. Além disso, a implementação de sistemas eficientes de gestão de frotas pode solucionar os problemas logísticos.

Portanto, apesar dos desafios, a utilização de containers na construção civil é uma solução inovadora e viável, possibilitando a criação de estruturas modernas, sustentáveis e eficientes.

Estudos de Caso de Projetos de Construção Civil com Uso de Containers

Agora, vamos explorar alguns estudos de caso no qual projetos de construção civil utilizaram containers. Um exemplo notável é o escola brasileira de ensino fundamental, que optou por salas de aula feitas a partir de containers. A escola conseguiu economizar significativamente em custos de construção e ainda proporcionou um ambiente inovador e atraente para os estudantes.

Outro exemplo é a empresa que criou um banheiro container completo, com todas as instalações necessárias. O projeto foi um sucesso, comprovando que é possível oferecer soluções práticas e estilos sem abrir mão da funcionalidade.

Esses são apenas alguns exemplos de como a aplicação de containers na construção civil pode revolucionar o setor. Casos como estes demonstram que, apesar dos desafios, é possível encontrar soluções eficazes e inovadoras para a gestão de frotas e outros aspectos logísticos. Agora, vamos olhar para o futuro e explorar as tendências e a sustentabilidade na construção civil com o uso de containers.

Tendências Futuras e Sustentabilidade na Construção Civil com Uso de Containers

Ao olharmos para o futuro, podemos prever uma crescente adoção de containers na construção civil. Isto ocorre devido ao fato de que a utilização de containers alinha-se perfeitamente com as crescentes demandas de sustentabilidade e ecoeficiência.

Tal prática, gera menos resíduos e exige menos recursos naturais se comparado aos métodos tradicionais de construção. Além disso, a reutilização de containers de transporte antigos ajuda a reduzir o lixo industrial, contribuindo para uma economia circular.

Outra tendência é o uso cada vez maior de banheiros containers em eventos ao ar livre, canteiros de obras e em locais remotos. Graças à sua mobilidade e facilidade de instalação, esses banheiros têm sido uma solução conveniente e eficaz para muitas situações. Além disso, a implementação de estratégias de gestão de frotas pode melhorar significativamente a logística desses banheiros containers, tornando-os ainda mais atraentes para os organizadores de eventos e gestores de obras.

Em suma, o futuro da construção civil com o uso de containers parece promissor, trazendo sustentabilidade e inovação para o setor.

Considerações Técnicas e de Segurança ao Usar Containers na Construção Civil

Agora que entendemos os benefícios, desafios, soluções e tendências futuras do uso de containers na construção civil, é importante considerar cuidadosamente as questões técnicas e de segurança envolvidas.

A segurança é uma prioridade máxima em qualquer projeto de construção, e com o uso de containers não é diferente. Por exemplo, os containers precisam ser adequadamente ancorados para evitar movimentação durante condições climáticas adversas. Além disso, vale a pena considerar a segurança em relação à gestão de frotas. Uso inapropriado de equipamentos pode levar à danos nos containers durante o transporte e a instalação, portanto, uma estratégia de transporte eficaz e segura é fundamental.

Quando falamos de considerações técnicas, um dos pontos a ser avaliado é o isolamento térmico e acústico dos containers.

Seja para uma construção residencial, comercial ou para uma instalação temporária como um banheiro para eventos, considerar todas essas questões técnicas e de segurança é fundamental para um projeto bem-sucedido. Com planejamento e execução correta, a construção civil com o uso de containers pode representar uma revolução em termos de eficiência, sustentabilidade e inovação.

Conclusão

Chegamos ao fim de nossa exploração sobre o uso inovador de containers na construção civil. Durante nossa jornada, descobrimos que essa tendência não é apenas estilística ou uma moda passageira. Na verdade, uso de containers apresenta soluções criativas e eficazes para vários desafios que a indústria da construção civil enfrenta hoje, como a sustentabilidade e a gestão eficiente de frotas.

Abordamos também os desafios envolvidos nessa transição e como superá-los, seja através do conhecimento técnico e segurança ou a através de um planejamento e execução cuidadosa.

Com estudos de caso inspiradores, descobrimos que o uso de containers na construção civil já é uma realidade em muitos lugares, e que tem tudo para se expandir ainda mais no futuro, com novas possibilidades que essa abordagem inovadora pode trazer.

Por fim, é importante ressaltar a relevância de considerar todas as questões técnicas e de segurança ao iniciar um projeto de construção utilizando containers. Como vimos, o sucesso dessa empreitada depende de um planejamento detalhado e do conhecimento necessário para transformar um simples container em um espaço habitável e agradável.

Esperamos que este artigo tenha lhe proporcionado insights valiosos e novas perspectivas sobre a construção civil. Lembre-se que a inovação é a chave para o futuro e, nesse contexto, o uso de containers na construção civil se apresenta como uma opção cheia de potencial.

Fonte: Campo Grande Notícias
Seção: Construção, Obras & Infraestrutura
Publicação: 21/03/2024

 

Cenário favorável para a construção civil atrai investidores

O setor imobiliário teve um significativo aquecimento em 2023.  De acordo com o indicador da ABRAINC-FIPE (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias/Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o mercado imobiliário cresceu 14,4% nas vendas de imóveis em 2023, na comparação com o ano anterior. E as tendências apontam que esse crescimento deve ser ainda maior em 2024: “Nós acreditamos num aquecimento ainda maior do setor em 2024, a gradual queda dos juros deve contribuir ainda mais para a tomada de decisão das pessoas que pretender comprar imóveis neste ano”, afirma Felipe Toledo, diretor comercial da Rottas Construtora, uma das construtoras paranaenses com mais empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida. O aumento dos valores destinados ao FGTS também contribuem para a melhoria do cenário.

Balanço e cenário

Só na Rottas, construtora que atua nas cidades de Curitiba, Região Metropolitana, Londrina, Ponta Grossa, Caiobá, Guarapuava e Joinville, em Santa Catarina os resultados de 2023 superam em cerca de 17% o valor geral de vendas (VGV) registrado em 2022. Em 2023, a construtora entregou mais de 1000 unidades. “A nossa expectativa é atingir uma meta mais ambiciosa ainda em 2024. Temos vários lançamentos programados não só para Curitiba e RMC, mas também para Santa Catarina e interior do Paraná”, explica Folador. A construtora deve entregar outros 3 empreendimentos em 2024 e lançar outros 8.

Os números favoráveis beneficiam não só a venda de imóveis, mas também a construção. Com as taxas de juros em tendência de queda, o acesso aos financiamentos e linhas de crédito fica facilitado, o que estimula tanto a compra de imóveis como também amplia as oportunidades para os investidores. Outra tendência do mercado imobiliário para 2024 é a valorização dos imóveis, o que também deve beneficiar os investidores.

Sobre a Rottas

A Rottas Construtora tem 14 anos de história e atua no Paraná nas cidades de Curitiba, Região Metropolitana, Londrina, Ponta Grossa, Caiobá, Guarapuava e Joinville, em Santa Catarina. A construtora tem 33 empreendimentos, sendo 19 concluídos e entregues no prazo, além de 400mil m?2; em portfólio. A Rottas Construtora ganhou o prêmio Top de Marketing 2023, da ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, seção Paraná), na categoria Arquitetura e Construção pelo programa Trainee Rottas, que está na segunda edição. O Top de Marketing é um dos principais prêmios do Paraná e reconhece empresas de diversos setores que se destacam no mercado.

 
Fonte: Paranashop
Seção: Construção, Obras & Infraestrutura
Publicação: 21/03/2024

 

Preços de sistemas fotovoltaicos caem 30% em janeiro de 2024

Sistemas fotovoltaicos residenciais e comerciais de pequeno porte começaram o ano com um recuo nos preços, motivado em grande parte pelo excesso de capacidade produtiva vinda da China, mostra levantamento da consultoria Greener.

Em janeiro de 2024, a redução chegou a 30% quando comparado com o mesmo período em 2023. Os módulos mais baratos ajudaram a melhorar o retorno do investimento em 25%, em média.

Nos sistemas residenciais, o preço médio teve queda de 28% em relação a janeiro do ano anterior e de 14% em relação a junho de 2023. Segundo o estudo, o custo médio de um sistema fotovoltaico residencial de 4 kWp ficou em R$ 12,7 mil, ante R$ 17,5 mil em janeiro de 2023.

O recuo maior foi observado nos painéis para instalações comerciais: queda de 34% em relação a janeiro de 2023 e de 13,7% em relação a junho de 2023, com preço médio de um sistema de 50 kWp estimado em R$ 122,5 mil frente a R$ 186,5 mil em janeiro de 2023.

Já os sistemas industriais, de 1 MWp, chegaram a um preço médio de R$ 2,7 milhões, custo 27% menor que no início de 2023.

Insumos mais baratos

Os módulos fotovoltaicos representam em torno de 25% a 40% do preço final de um sistema. O principal insumo do módulo é o polissilício, cujo preço atingiu US$ 8,25/kg em janeiro de 2024, uma queda de 51% em relação ao mesmo período de 2023.

A Greener avalia que o excesso de oferta, resultante do aumento da capacidade produtiva na China, e a consequente elevação do nível de estoque contribuíram para essa variação.

“A tendência é que os preços permaneçam em patamares semelhantes, pelo menos no 1º semestre de 2024”, afirma o relatório da consultoria.

O aço, usado em estruturas de fixação, especialmente para as usinas fotovoltaicas de solo, também teve queda de 9,9% em relação a janeiro de 2023, atingindo US$ 545/tonelada em janeiro de 2024.

Outras duas matérias-primas importantes que estão mais baratas são cobre (insumo para inversores) e lítio (armazenamento).

Desde o início de 2023, o preço do cobre tem oscilado entre US$ 8 e 9/kg, encerrando o ano em US$ 8,5/kg. Já o lítio teve queda de 82% na comparação entre janeiro de 2024 e 2023.

Fonte: EPBR
Seção: Energia, Óleo & Gás
Publicação: 21/03/2024