Notícias

Índice de Confiança do Empresário Industrial sobe 1,3 ponto em junho

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou 1,3 ponto em junho de 2022, de 56,5 pontos para 57,8 pontos. O resultado demonstra avanço da confiança em relação ao mês anterior e coloca a confiança do setor industrial no maior patamar desde outubro de 2021.

O indicador, calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mensalmente, antecede o desempenho industrial e sinaliza a tendência da produção industrial. Foram consultadas 1.573 indústrias entre 1º e 7 de junho.

Todos os componentes do índice subiram. O Índice de Condições Atuais avançou 2,1 pontos, de 49,4 pontos para 51,5 pontos. Ao ultrapassar o ponto de corte de 50 pontos, o índice demonstra transição de uma percepção negativa para uma percepção positiva do setor industrial em relação às condições atuais na comparação com os últimos seis meses. E o Índice de Expectativas avançou um ponto, para 61 pontos. Ao se afastar para mais acima da linha divisória de 50 pontos, o índice indica maior otimismo da indústria para os próximos seis meses.

“Medimos a percepção do empresário também em relação à economia e em relação à própria empresa. Ainda há desconfiança sobre a economia no curto prazo, mesmo que o índice tenha subido, ele ficou abaixo dos 50 pontos nesse quesito especificamente. A avaliação das condições correntes da empresa se tornou mais positiva. Também mostram confiança na economia nos próximos seis meses”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.



Fonte: CNI
Seção: Indústria & Economia
Publicação: 13/06/2022

Importação de minério de ferro pela China sobe 3% em maio com melhora do fornecimento

As importações de minério de ferro pela China subiram 3% em maio em relação ao mesmo mês do ano anterior, mostraram dados alfandegários nesta quinta-feira, depois que as interrupções nos embarques dos principais fornecedores diminuíram.

O maior consumidor de minério de ferro do mundo trouxe 92,52 milhões de toneladas no mês passado, ante 89,79 milhões de toneladas em maio de 2021, disse a Administração Geral de Alfândegas.

As importações do ingrediente siderúrgico caíram nos últimos meses, já que as mineradoras na Austrália foram atingidas pela escassez de mão de obra induzida pela pandemia, enquanto a brasileira Vale lutava com condições climáticas.

Além disso, a guerra suspendeu as exportações da Ucrânia e Rússia, fornecedores menores.

Mas as interrupções diminuíram no mês passado, e o apetite por importações estava forte, apesar do fraco consumo do setor siderúrgico da China, disseram analistas.

“As taxas de operação das mineradoras de minério de ferro australianas e brasileiras melhoraram significativamente desde as baixas de fevereiro, então não é surpreendente ver as importações dispararem em maio”, disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities, com sede em Cingapura.

Nos primeiros cinco meses de 2022, a China importou 447 milhões de toneladas de minério de ferro, queda de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados também mostraram que as exportações de produtos siderúrgicos pela China ficaram em 7,76 milhões de toneladas em maio, o maior nível desde abril de 2021.

Alguns comerciantes chineses aumentaram as exportações para a Europa para preencher um déficit causado pela guerra na Ucrânia.

Fonte: BM&C News
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 10/06/2022

Grandes empresas da siderurgia e da mineração adotam agenda ESG, aponta pesquisa

A maior parte das grandes empresas do setor minerometalúrgico e de materiais dispõe de programas para implementar os parâmetros ESG (ambientais, sociais e de governança) em suas organizações, tendo como prioridade central assegurar o respeito à legislação, reduzir os riscos e melhorar a imagem institucional, mostrou uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM.

O levantamento foi apresentado no Fórum de Líderes, evento que reuniu dirigentes de algumas das principais companhias do setor para discutir a adoção da agenda ESG no dia 7, como parte da 6ª edição da ABM WEEK. 

A pesquisa foi produzida em abril de 2022 pela Associação e incluiu respostas de nove empresas. A maior parte das perguntas feitas a elas seguiu o modelo de uma investigação feita em setembro de 2021 pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) junto a 79 companhias de diferentes segmentos.

O levantamento da ABM mostrou que 89% das companhias ouvidas têm programas ou ações relacionadas à aplicação dos princípios ESG. A maior parte delas têm uma estrutura formal para trabalhar com o assunto – e 22% delas têm uma equipe específica para monitorar e gerir cada um dos fatores ESG. Na pesquisa da Aberje, o índice foi de 9%, o que aponta que o setor minerometalúrgico e de materiais já avançou mais na implementação da agenda.

Todas as empresas respondentes indicaram como metas prioritárias, no que diz respeito ao aspecto da governança, reduzir os riscos para o negócio (para a Aberje, o índice foi de 62%), assegurar a observância da legislação (54% para a Aberje) e melhorar a reputação da companhia (57% para a Aberje).

O estudo da ABM também demonstrou que boa parte das companhias determinaram métricas e metas relacionadas a reduzir o uso geral de água pela organização (78%, contra 30% dos respondentes à Aberje) e a reduzir as emissões de gases que geram efeito estufa (66%, contra 51% para a Aberje).

Para 66% das companhias do setor, os principais desafios à implementação da agenda ESG são a dificuldade em medir o desempenho e quantificar benefícios e a falta de mecanismos de monitoramento transparentes e eficazes.

As empresas que participaram do Fórum de Líderes têm avançado na adoção dos princípios ESG ao longo dos últimos anos.

Na Gerdau, o processo começou a se intensificar em 2014, conforme explicou Cenira de Moura Nunes, gerente geral de meio ambiente da Gerdau. “Enxergamos uma mudança cultural a partir daquele ano, de modo que a empresa pudesse ser mais diversa, mais inclusiva e mais ágil. Preparamos a nossa empresa para que ela pudesse absorver os conceitos de sustentabilidade, um valor maior que o valor financeiro para a organização”, ela afirmou.

A Novelis, líder mundial em reciclagem, “tem contribuído desde os primórdios com a estrutura de reciclagem no país, por meio dos centros de coleta e com um trabalho muito próximo as cooperativas”, explicou Francisco Pires, presidente da Novelis América do Sul. “Reciclamos 21 milhões de latas por ano. Nossa empresa nasceu nesse modelo de sustentabilidade e ano passado assumimos desafios importantes, como reduzir em 30% emissões até 2026 e totalmente em 2050”.

A ArcelorMittal aderiu a certificações que estabelecem princípios concretos que devem ser seguidos para que suas operações sejam consideradas sustentáveis, explicou Guilherme Correa Abreu, gerente geral de Sustentabilidade da ArcelorMittal. “Sem mensurar ESG, não é possível entendê-lo”.

Ricardo Fonseca de Mendonça Lima, vice-presidente da CBMM, ressaltou o histórico de responsabilidade social na companhia, que instalou operações em Araxá (MG) há 60 anos, investindo na capacitação da comunidade envolvente. “Levamos educação aos filhos dos colaboradores. Com o tempo, foi possível ver a ascensão profissional deles”, declarou.

O conceito de licença social, desenvolvido pela Ternium Brasil, emergiu justamente por causa da necessidade de assegurar a sustentabilidade social do negócio, explicou Titus Friedrich Schaar, COO da empresa. O progresso na implantação dos princípios ESG só será possível se o setor admitir seu atual impacto, ele argumentou. “Nossa indústria responde por mais ou menos 10% das emissões no mundo. Isso é muito. É preciso reconhecer isso antes de tudo”, disse.

A consultora Vânia Lúcia de Lima Andrade, conselheira da ABM e coordenadora do Fórum de Líderes, ressaltou que as empresas do setor – e até mesmo os consumidores – precisam saber se estão “dispostos a pagar mais por um produto produzido corretamente e dentro dos padrões ESG”.

“Precisamos ser coerentes para conseguir a licença social de que precisamos”, ela pontuou.

Vânia questionou os participantes do Fórum sobre qual deveria ser o papel da ABM na promoção da agenda ESG no setor. Eles foram unânimes em afirmar que a Associação deve atuar na difusão de boas práticas e exemplos.

“Somente com o exemplo a gente poderá promover a agenda ESG. A ABM pode desempenhar o papel de difundir bons exemplos de sustentabilidade, já que ela tem um arcabouço imenso de matéria prima [de conhecimento]”, sugeriu Guilherme Abreu, da ArcelorMittal. 

Fonte: CIMM
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 09/06/2022

Minério de ferro cai após alta de preços pressionar margens de siderúrgicas chinesas

Os contratos futuros de minério de ferro de referência na Ásia caíram nesta quarta-feira, com o sentimento do mercado afetado pela redução da lucratividade nas siderúrgicas chinesas após uma recente alta nos preços dos ingredientes siderúrgicos.

O minério de ferro mais negociado para entrega em setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas em queda de 0,5%, a 926,50 iuanes (138,85 dólares) a tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de minério de ferro mais ativo de julho caiu 0,2%, para 144,30 dólares a tonelada.

Um rali de preços que começou no final de maio levou o minério de ferro na bolsa de Dalian a uma alta de 10 meses na segunda-feira, enquanto o contrato SGX atingiu seu maior nível em quase cinco semanas na terça-feira, sustentado pelo otimismo renovado em torno da demanda na China, maior produtora de aço do mundo.

Preocupações com a redução dos estoques de minério de ferro importado nos portos chineses adicionaram combustível a esse rali.

Mas o minério de ferro e outros insumos siderúrgicos mais caros significam lucros reduzidos para as siderúrgicas, que ainda não viram uma recuperação significativa da demanda por aço, mesmo com a China aliviando as restrições contra a Covid-19.

O preço spot do minério de ferro para o material de referência com teor de 62% na China atingiu 147,50 dólares a tonelada nesta quarta-feira, segundo a consultoria SteelHome.

Fonte: Reuters
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 08/06/2022

Mercado de aço perde força desde abril e siderúrgicas seguram parte do reajustes de preços

O mercado brasileiro de aço mostra fortes sinais de desaceleração desde abril, e a perspectiva não é muito promissora para os próximos meses. O cenário é de um mercado bastante morno.

As vendas no segmento de distribuição de aços planos — um termômetro importante de avaliação da demanda — tiveram queda de 11,8% em abril, na comparação anual, e de 27,7% contra o mês anterior (março deste ano), segundo números do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda).

A previsão para maio das empresas da rede, compiladas pelo Inda, era de retração de 5%, mas esse índice já foi reavaliado para cima no fim do mês. “A projeção é que ficará bem acima de 5%”, disse um executivo do setor. No quadrimestre, as vendas fecharam com uma queda de 1,6%.

Um forte sinal foi o decréscimo de quase 28% nas compras da rede em abril junto às siderúrgicas. Assim, conseguiram estabilizar os estoques em 2,5 meses de vendas, um patamar saudável.

Com esse desaquecimento doméstico, aliado a um recuo dos preços do aço no mercado externo, as siderúrgicas que atuam no país decidiram rever o reajuste de 20% anunciado em abril e aplicado em duas parcelas. As empresas, segundo informação obtida pelo Valor, congelaram a segunda parcela, que era de 5% a 8%.

Os preços cederam muito lá fora, explicou uma fonte, com a placa caindo cerca de US$ 200 a tonelada, para o patamar de US$ 750 a US$ 770 a tonelada. Na China, o valor da bobina a quente (BQ), material de referência, segundo informação da S&P Global Commodity Insights na sexta-feira (dia 27), estava em US$ 743 a tonelada.

Dessa forma, o prêmio do produto brasileiro frente ao importado, já internalizado, vinha variando entre 25% e 30%. No caso especifico da BQ, com o câmbio de R$ 4,74% no dia 27, o cálculo do prêmio atingia 35,2%. Isso favorece as importações, mas há receios com a volatilidade do câmbio no país e com a logística travada na China por causa da covid — o material tem demorado até 180 dias para desembarcar no país.

Os números de todo o setor, divulgados pelo Instituto Aço Brasil, corroboram esse comportamento do mercado. As vendas internas, somando aço plano e longo, registraram recuo de 8,7% em abril, na base anual, e de 15,2% no quadrimestre, ante mesmo período de 2021. Sobre março, a queda foi de 4,9%.

“Houve uma acomodação de demanda depois da euforia vista até julho de 2021. O mercado ficou superabastecido com grande entrada de importações até o início do ano”, disse um executivo da área de aço longo. “Agora, o mercado está encharcado de aço”, afirma.

Conforme o Aço Brasil, o consumo aparente de produtos siderúrgicos em abril — último dado disponível — ficou 5,3% abaixo do verificado em março. Na comparação com abril do ano passado, o recuo foi de 10,4%. E de janeiro a abril, retração de 14,2%.

A desaceleração se verifica tanto em aços planos — usados pela indústria automotiva, de máquinas e equipamentos, bens eletrodomésticos e bens de capital — quanto em aços longos, que têm grande aplicação nos setores da construção civil e industrial.

Esse cenário de menor demanda interna, somado aos problemas causados globalmente pela guerra da Rússia na Ucrânia e pelos lockdowns da China, levou as empresas locais a intensificar exportações. Os embarques de abril tiveram alta de 58,3% em volume — 1,2 milhão de toneladas de laminados planos e longos mais semiacabados (placas e tarugos).

Por sua vez, as importações recuaram 37,4% em volume no mês. De janeiro a abril, a queda foi de 25,2%.


Fonte: Valor
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 06/06/2022

Venda interna de máquinas agrícolas sobe 36,6% até abril

A venda interna de máquinas agrícolas cresceu 35,13% em abril na comparação com igual mês do ano passado, apontam dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados nesta quinta-feira (2). Em relação a março, a alta foi de 28,42%. Já no acumulado do 1o. quadrimestre, o avanço é de 36,59%.

Segundo o presidente da entidade, José Maurício Andreta Júnior, o segmento se mantém impulsionado pelo crescimento da renda no campo, mas também encontra dificuldades na obtenção de peças e componentes.

“Além disso, o resultado de abril foi influenciado pela espera na liberação de recursos para aquisição de equipamentos agrícolas, de programas governamentais, como o Plano Safra 22.”

A Fenabrave esclarece que por não serem emplacados, tratores e máquinas agrícolas apresentam dados com um mês de defasagem, pois dependem de levantamentos junto aos fabricantes.

Fonte: Portal Máquinas Agrícolas
Seção: Máquinas & Agro
Publicação: 06/06/2022

Indique para um amigo do mercado