Varejo aposta no 2º semestre para manter alta no Paraná

Varejo aposta no 2º semestre para manter alta no Paraná

A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que o varejo paranaense cresceu 0,66% no acumulado até julho. Apesar de positivo, este é o menor porcentual para o período desde 2020, auge da pandemia de Covid-19. Com informações da Fecomercio-PR.

Mesmo com expansão modesta no acumulado do ano, a tendência é que o segundo semestre feche com crescimento mais expressivo, em função das datas comemorativas, sobretudo o Natal, e a injeção do 13º salário. A próxima data importante para o comércio é o Dia das Crianças, na próxima semana.

Registraram aumento de vendas no acumulado de janeiro a julho as concessionárias de veículos (9,36%), autopeças (4,1%), supermercados (3,63%) e livrarias e papelarias (1,04%). Por outro lado, os setores com menor faturamento no período foram farmácias (-7,91%), vestuário e tecidos (-7,23%) e materiais de construção (-6,97%).

Em Curitiba e Região Metropolitana houve alta de 2,66% e em Maringá de 1,32%. Já o comércio de Londrina apresentou queda de 2,63%, bem com o da Região Oeste, com redução de 2,5%.

Mas as regiões de Ponta Grossa e Sudoeste foram as que mais se sobressaíram no acumulado até julho, com elevação de 3,21% nas vendas.

Após sucessivas quedas, o otimismo do empresário paranaense demonstra recuperação pelo segundo mês consecutivo. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), subiu 1,6% e ficou em 101,9 pontos em setembro.

Em agosto o índice já havia superado a marca dos 100 pontos.

Fonte: Bem Paraná
Seção: Indústria & Economia
Publicação: 05/10/2023