Sigma Lithium conclui etapa de projeto de lítio em Minas Gerais

Sigma Lithium conclui etapa de projeto de lítio em Minas Gerais

A companhia canadense Sigma Lithium, que desenvolve um projeto de mineração de lítio para fabricação de baterias de veículos elétricos no Brasil, anunciou na tarde desta terça-feira (20) que iniciou o comissionamento (processo de ligação das atividades) de sua unidade industrial Greentech, em Araçuaí, Minas Gerais.

“Avançamos rapidamente o comissionamento da planta Greentech, conforme planejado, dentro do cronograma e do orçamento deste mês. Nossa equipe técnica trabalhou incansavelmente neste trimestre para fazer isso acontecer”, afirmou a Ana Cabral-Gardner, coCEO e copresidente do conselho de administração da Sigma.

A companhia, sediada em Vancouver, com ações negociadas nas bolsas de Toronto e Nova York (Nasdaq), está na fase final de montagem de seu projeto de produção de lítio no norte de Minas. Os investimentos, em três fases, que vão até o final de 2024, somam cerca de R$ 2 bilhões.

O empreendimento foi desenhado para produzir 36,7 mil toneladas de carbonato de lítio na primeira fase (2023), passando a um volume máximo de 104 mil toneladas, durante os 13 anos de vida útil das reservas da mina.

Os grandes equipamentos de beneficiamento do minério contendo lítio estão em fase final de instalação. Começam a operar ao longo do primeiro trimestre e as primeiras entregas estão previstas para o mês de abril.

Calvyn Gardner , coCEO e copresidente, afirma que a empresa trabalha no foco de fornecimento de lítio sustentável de grau de bateria após a conclusão do comissionamento da planta Greentech, em abril 2023.

Segundo a empresa, controlada por diversos acionistas, liderados pela A 10 Investimentos e que incluem fundos como o BlackRock, o comissionamento do circuito de britagem (módulo seco) começou na semana passada (todos os testes com sucesso) e está previsto para ser concluído até fevereiro de 2023.

A Sigma acrescentou que o circuito de separação de massa densa [do minério], denominado módulo úmido, tem data prevista para iniciar em fevereiro e espera-se que seja finalizado até abril.

A Sigma informa que também comissionou o sistema que vai bombear água do Rio Jequitinhonha, a 6 km de distância para estação de tratamento de esgoto, tornando-a adequada para o uso industrial na planta Greentech.

A empresa prevê começar a gerar fluxo de caixa livre no segundo trimestre de 2023, com as vendas de seu concentrado de lítio.

Fonte: Valor
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 21/12/2022