Siderúrgicas anunciam aumento nos preços do aço em outubro

Siderúrgicas anunciam aumento nos preços do aço em outubro

As principais siderúrgicas do país — CSN, ArcelorMittal e Gerdau — anunciaram reajustes no preço do aço a partir de outubro. Os aumentos serão de 7,5% a 8% para bobinas a quente e de 3,5% a 4% para os demais produtos, informou o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda). A pressão de custos foi apontada como o principal fator para os reajustes. Segundo o presidente executivo da entidade, Carlos Jorge Loureiro, a Usiminas também deve seguir o movimento.

O anúncio ocorre em um cenário de retração no mercado interno. Em agosto, as vendas de aços planos caíram 3,6% em relação ao mesmo período de 2024, somando 337,4 mil toneladas. Na comparação com julho, a baixa foi de 2,4%. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o recuo é de 0,1%, com 2,6 milhões de toneladas comercializadas.

As compras também tiveram forte queda no mês: 12,3% em relação a julho e 11% na comparação anual, totalizando 327,6 mil toneladas. De janeiro a agosto, a redução foi de 0,4%, para 2,7 milhões de toneladas.

O estoque de agosto fechou em 1,08 milhão de toneladas, queda de 0,9% frente a julho, o que representa um giro de 3,2 meses — considerado elevado pelo Inda.

As importações recuaram 5,7% em relação a julho e 16,2% frente a agosto do ano passado, para 241,4 mil toneladas. Mesmo assim, os laminados a quente foram destaque de alta no acumulado do ano, com a China se mantendo como principal origem do produto.

Já as exportações seguem fracas: foram 41 mil toneladas em agosto, principalmente destinadas à Argentina, com destaque para embarques da Usiminas.

Apesar do cenário de retração, a expectativa do setor é de leve recuperação em setembro, com previsão de alta de 5% nas compras e vendas em relação a agosto. Para o acumulado até setembro, o Inda projeta avanço de 0,8% nas vendas.

A entidade também acompanha o mercado internacional. Loureiro disse esperar que o preço do minério de ferro encerre 2025 entre US$ 100 e US$ 105 por tonelada — patamar semelhante ao atual.

 
Fonte: Infomet
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 29/09/2025