Siderúrgicas ampliam exportações em cenário positivo

Siderúrgicas ampliam exportações em cenário positivo

Importações menores e exportações maiores de produtos siderúrgicos reforçam a visão positiva dos analistas do Banco Safra para o setor.

Os dados do comércio de aço em setembro foram positivos para a indústria siderúrgica brasileira, com exportações totais (exceto semiacabados) aumentando 5% em relação ao ano passado e importações 9% abaixo também na comparação anual.

Embora os níveis de importação permaneçam altos para ambos os produtos, o Safra destaca uma perspectiva relativamente melhor para longos do que para planos.

O principal destaque foi a forte redução nas importações de aço longo laminado (-17% A/a), embora os planos também tenham visto uma redução tímida (-3% A/a).

As exportações de aço longo laminado aumentaram 10% na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto as exportações de aço plano caíram 18%.

Os dados do comércio de aço de setembro apoiam preferência relativa do Safra por aço longo em vez de aço plano no Brasil.

No terceiro trimestre de 2024, as exportações totais (exceto semiacabados) caíram 4% em relação ao ano passado, enquanto as importações permaneceram estáveis.

As exportações de aço plano laminado aumentaram 11%, mas as exportações de longos caíram 15% em relação ao ano passado.

Do lado das importações, os produtos planos laminados aumentaram 9% na comparação anual, enquanto as importações de aço longo caíram 8% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado.

Principais pontos positivos:

(i) As importações de aço longo diminuíram 17% a/a, para 109kt;
(ii) As importações de aço plano diminuíram 3% a/a, para 323kt;
(iii) As exportações de aço longo aumentaram 10% a/a, para 69kt;
(iv) As importações de outros aços longos diminuíram 24% a/a, para 55kt.

Principais pontos negativos:

(i) As importações de aço semiacabado aumentaram 341% a/a, para 175kt;
(ii) As exportações de aço plano diminuíram 18% a/a, para 46kt;
(iii) As exportações de aço semiacabado diminuíram 35% a/a, para 531kt.

Fonte: O Especialista
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 08/10/2024