Produção mundial de aço bruto cresce 3,7% em setembro, informa a Worldsteel

Produção mundial de aço bruto cresce 3,7% em setembro, informa a Worldsteel

A produção mundial de aço bruto registrou crescimento de 3,7% em setembro, na comparação com um ano atrás, reportou nesta terça-feira (25) a World Steel Association (Worldsteel), baseada em Bruxelas. As informações dos 64 países afiliados à entidade apontaram volume de 151,8 milhões toneladas no mês.

O desempenho de setembro é puxado em grande parte pela siderurgia chinesa, que registrou alta expressiva no mês passado — 17,6%, com 87 milhões de toneladas, na base de comparação anual. A Índia, vice-líder mundial, também cresceu, 1,8%, e o Irã, décimo no ranking, 26,7%.

Os demais sete países posicionados entre os dez maiores produtores de aço do mundo fecharam o mês passado com recuo na produção: Japão, EUA, Rússia, Coreia do Sul, Alemanha, Turquia e Brasil. A siderurgia brasileira registrou recuo de 11,7%, conforme os dados da Worldsteel, com 2,7 milhões de toneladas.

Globalmente, o período de janeiro a setembro ainda teve retração de 4,3% no volume de aço em relação aos mesmos nove meses de 2021. O montante acumulado no período atingiu 1,405 bilhão de toneladas de aço bruto.

A siderurgia chinesa — afetada pela demanda de aço pelo setor imobiliário e pelo impacto dos bloqueios anticovid no país durante boa parte do ano — teve queda de 3,4% de janeiro a setembro. O país fabricou 780,8 milhões de toneladas, o correspondente a 55,6% do total do mundo.

O desempenho do Brasil até setembro mostrou recuo de 5,3%, com 25,9 milhões de toneladas. No ano passado, o país atingiu recorde histórico de 36,1 milhões de toneladas, número que dificilmente será alcançado neste ano.

Fonte: Valor
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 26/10/2022