Produção industrial na China cresce 4,4% em junho ante 2022; vendas no varejo desaceleram para 3,1%
Produção industrial na China cresce 4,4% em junho ante 2022; vendas no varejo desaceleram para 3,1%
A China divulgou nesta segunda feira uma série de dados referentes à atividade econômica em junho de 2023. A produção industrial cresceu 4,4% ante o mesmo mês do ano passado e as vendas no varejo subiram 3,1% na mesma comparação. O consenso Refinitiv espera uma alta menor para a indústria, de 2,7%, e um resultado similar para as vendas varejistas, de 3,2%.
Em maio, a produção industrial havia crescido num ritmo mais lento, de 3,5%, mas o comportamento do varejo tinha sido muito melhor, com vendas 12,7% mais fortes que em abril.
Segundo dados oficiais do NBS, o escritório nacional de estatísticas do país, a produção industrial avançou 3,8% no primeiro semestre do ano e as vendas no varejo subiram 8,2%.
Segundo Fu Linghui, porta-voz do NBS, a produção da indústria da China registrou uma recuperação constante no primeiro semestre do ano, com o setor de fabricação de equipamentos tendo uma expansão relativamente rápida.
A produção do setor de fabricação de equipamentos aumentou 6,5% em relação ao ano anterior durante o período de janeiro a junho, 2,7 pontos percentuais acima do crescimento geral da produção industrial.
A produção de empresas estatais e sociedades de capital misto aumentou 4,4% ano a ano nos primeiros seis meses, enquanto a do setor privado cresceu 1,9%.
O setor de fabricação de máquinas e equipamentos elétricos se destacou com um crescimento de 15,7% na produção em relação ao ano anterior, seguido pelo setor de fabricação de automóveis, que cresceu 13,1% em relação ao ano anterior.
Varejo
As vendas no varejo online continuaram sendo um ponto positivo. Nos primeiros seis meses de 2023, as vendas no varejo online aumentaram 13,1% ano a ano, chegando a 7,16 trilhões de yuans. As vendas no varejo online de bens físicos aumentaram 10,8% ano a ano, respondendo por 26,6% do total de vendas no varejo de bens de consumo.
O consumo de viagens e serviços baseados em contato registrou rápida expansão no primeiro semestre do ano, com o aumento das atividades gastronômicas, comunicação e turismo, de acordo com Fu.
Com uma contribuição de 77,2% para o crescimento econômico chinês, o consumo tem desempenhado um papel cada vez mais importante na condução da economia do país na primeira metade do ano, disse Fu.
“À medida que a sociedade e a economia retomam totalmente as operações normais, a economia está se recuperando, os cenários de consumo estão se expandindo, as políticas para promover o consumo estão entrando em vigor, os gastos dos residentes estão crescendo constantemente e as vendas no varejo do mercado estão acelerando.”
Fonte: Infomoney
Seção: Indústria & Economia
Publicação: 17/07/2023