Produção das siderúrgicas cai 0,5% em junho, diz Aço Brasil

Produção das siderúrgicas cai 0,5% em junho, diz Aço Brasil

A indústria siderúrgica brasileira produziu em junho cerca de 2,84 milhões de toneladas de aço bruto, representando queda de 0,5% em comparação com o mesmo período no ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Aço Brasil.

O volume de produção de aço bruto aumentou 4,8% em comparação ao mês de maio, enquanto subiu 0,5% no acumulado do ano.

A queda foi compensada pela volatilidade nas exportações, que registraram forte crescimento, com 1,07 milhão de toneladas produzidas em junho versus 657,34 mil toneladas um ano antes, um crescimento de 62,8%.

Já as importações subiram cerca de 39,2% na base anual, chegando a 595,8 mil toneladas.

As vendas de aço no mercado interno foram de 1,88 milhão de toneladas no mês passado, representando alta de 2,2% ano a ano.

O Aço Brasil é a principal entidade do setor siderúrgico nacional, que reúne empresas como Gerdau, Usiminas e ArcelorMittal.


Produção de aço bruto em junho sobe novamente em Minas Gerais
Com 855 mil toneladas, o Estado se manteve na liderança nacional em 2025

O desempenho no sexto mês de 2025 ajudou ainda a impulsionar o resultado de Minas Gerais no acumulado do ano; volume produzido cresceu 1,7% e somou 4,94 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano frente ao mesmo intervalo de 2024 | Foto: Divulgação Aço Brasil

Minas Gerais continua na liderança nacional na produção de aço bruto. Em junho, a produção do Estado totalizou 855 mil toneladas, uma alta de 3,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. O volume produzido pelas siderúrgicas mineiras avançou pelo segundo mês consecutivo, após ter subido 5,3% em maio deste ano. Os dados são do Instituto Aço Brasil.

Com esse volume, o Estado seguiu na liderança nacional em 2025 e foi responsável por 30% das 2,85 milhões de toneladas produzidas no País durante o sexto mês do ano. Em seguida, vieram os estados do Rio de Janeiro, com 26,2%, e São Paulo, com 7%.

O desempenho em junho ajudou ainda a impulsionar o resultado de Minas Gerais no acumulado de 2025. No confronto entre o primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado, o volume produzido cresceu 1,7% e somou 4,94 milhões de toneladas.

Diferente da siderurgia mineira, a indústria paulista registrou baixa de 8,8%. Já as siderúrgicas fluminenses registraram um crescimento maior do que as mineiras no ano, de 4,6%

O Estado também liderou o ranking nacional de produtores nessa base de comparação. A siderurgia mineira obteve participação de 30,1% no ano, enquanto as siderúrgicas do Rio de Janeiro responderam por 25,7% e as paulistas 6,9%. Ao todo, foram fabricadas 16,41 milhões de toneladas de aço bruto em todo o Brasil, um incremento anual de 0,5%.

Produção de semiacabados para venda e laminados em Minas

Já a produção de aço semiacabado para venda e de laminados em Minas Gerais apresentou um comportamento distinto das indústrias fluminense e paulista. Em junho, a produção mineira subiu 10,1% na comparação ano a ano, com a fabricação de 747 mil toneladas.

A produção fluminense, por seu turno, caiu 14,1% no período, em relação ao mesmo mês do ano passado. A indústria paulista também registrou queda em junho deste ano na produção de semiacabados para venda e de laminados, mas em um patamar menor – uma queda de 2,8%.

O volume produzido em Minas Gerais representou 27,4% do total nacional, o maior percentual entre os estados, e próximo da participação do Rio de Janeiro, de 27,1%. São Paulo representou 11,5% da produção nacional no sexto mês do ano. A indústria siderúrgica do Brasil fabricou 2,72 milhões de toneladas no período, uma redução de 0,5%.

No acumulado do primeiro semestre de 2025 frente ao mesmo intervalo de 2024, o Estado produziu 4,56 milhões de toneladas de semiacabados para venda e laminados, patamar 2,6% superior ao resultado do mesmo período de 2024. Neste caso, a siderurgia mineira liderou o ranking nacionalcom 28,6% de participação. No País, foram fabricadas 15,9 milhões de toneladas, uma baixa de 0,8%.

 

(Com agências de notícias: CNN e DIário do Comércio)

 
Fonte: Infomet
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 21/07/2025