Proconve 8 – A norma que deverá promover a renovação da frota de caminhões no Brasil

Proconve 8 – A norma que deverá promover a renovação da frota de caminhões no Brasil

Em 1º de janeiro de 2023, todos os caminhões vendidos no Brasil deverão atender à norma Proconve 8, referente às emissões para veículos automotores pesados novos de uso rodoviário no Brasil. A seguir, conheça o histórico da norma que deverá promover a renovação brasileira da frota de caminhões em 2023.

Sobre a Proconve 8

Em 16 de novembro de 2018, o Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente estabeleceu a norma Proconve P-8, que se aplica a todos os veículos novos de passageiros e de carga equipados com motores de ignição por compressão ou centelha, e com peso mínimo de 3,856 toneladas.

A norma P-8 especifica limites máximos de emissão para gases de escapamento, partículas e ruído, bem como requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo (OBD) e testes em uso, entre outras disposições. Ela equivale à norma Euro VI, de modo que alinhará a regulamentação para veículos pesados do Brasil à da União Europeia.

A adoção da P-8 no país segue avanços semelhantes de outros importantes mercados de veículos, a exemplo da Índia, China e México. Com isso, estima-se que entre 2020 e 2023, 70% dos novos veículos pesados a diesel em todo o mundo atenderão a padrões equivalentes aos da Euro VI, em comparação com 40% dos novos veículos pesados em 2018.

Com a adoção da P-8 no Brasil, 14 das economias do G20 terão adotado padrões equivalentes aos da Euro VI. Austrália, Argentina e Rússia estão na Euro V; e Indonésia, África do Sul e Arábia Saudita estão em estágios anteriores.

Impactos da regulação

A introdução da norma P-8 no Brasil trará extensos benefícios para o controle de emissões prejudiciais por veículos pesados e a redução dos impactos associados na qualidade do ar e na saúde pública.

“Em uma análise publicada em 2016 sobre os custos e benefícios da P-8 no Brasil, constatou-se que a introdução da Proconve 8 renderia 11 dólares americanos em benefícios à saúde para cada dólar investido em tecnologias mais avançadas de controle de emissões veiculares.

Após 30 anos da implementação da P-8, as emissões acumuladas de veículos pesados podem ser reduzidas em 130 mil t de MP2,5, 110 mil t de carbono negro, 12 milhões de toneladas de NOx, 2,7 milhões de toneladas de monóxido de carbono e 24 mil t de hidrocarbonetos”*.

Histórico

O Brasil tem controlado as emissões de veículos pesados por meio do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) desde 1990, seguindo os precedentes europeus de limites de emissões e procedimentos de certificação.

As normas têm sido implementadas no Brasil com uma defasagem média de cinco anos em relação à Europa, sendo a mais recente a Proconve P-7, de 2012, que equivale à Euro V.

A tabela abaixo traz o cronograma de implementação das normas do Proconve para veículos pesados no Brasil


*Fonte: ICCT – The International Council on Clean Transportation (https://theicct.org/)
Fonte: Abifa
Seção: Automobilística & Autopeças
Publicação: 12/07/2022