Novo lockdown na China ameaça oferta global de aço

Novo lockdown na China ameaça oferta global de aço

O principal polo siderúrgico da China entrou em lockdown ontem para conter o surto de covid-19, aumentando as incertezas sobre a oferta global e elevando os preços. Já autoridades de Xangai negaram rumores de lockdown no centro financeiro do país, apesar de ter registrado um número recorde de novos casos.

Em Tangshan, na província de Hebei, no norte do país, os moradores estão proibidos de sair. A região é fundamental para siderurgia chinesa - a maior do mundo - e responde por uma parcela significativa da produção nacional.

As autoridades da cidade chinesa de Xangai negaram os rumores de um lockdown em toda a cidade depois que um sexto aumento consecutivo nos casos diários de coronavírus assintomáticos levou sua contagem a níveis recordes, para quase 1.000 na terça-feira.

Mas a campanha de testes em massa mantém muitos moradores de Xangai trancados em complexos residenciais há dias. As autoridades prometeram manter uma abordagem de separar as áreas para rastrear os bairros um por um, em vez de fechar completamente. Os rumores de lockdown desencadearam compras de pânico na noite de terça-feira.

Fonte: Valor
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 24/03/2022