Novo local de mineração de lítio pode resolver escassez na produção de baterias

Novo local de mineração de lítio pode resolver escassez na produção de baterias

O CEO da mineradora looner, Bernard Rowe, declarou na última semana sua animação com a descoberta feita dentro de algumas montanhas rochosas, em Nevada, nos Estados Unidos. Foi realizado uma coleta de amostra de minério em um afloramento rochoso vulcânico na parte sudoeste do estado, devido a singularidade da jazida, que revelou concentrações excepcionais de lítio e boro no local.

Análises e estudos sobre a área

A descoberta visionária de Rowe não passou despercebida por seu colega James Calaway, um pesquisador conhecido por sua expertise na operação de minas de lítio. James se viu motivado pela perspectiva de explorar esse promissor recurso, se juntando a Rowe em Nevada e após algumas análises e pesquisas, eles asseguraram os direitos minerais no condado de Esmeralda, garantindo uma capacidade potencial de produção de mais de 100 mil toneladas de lítio por ano. Esse montante seria suficiente para alimentar a fabricação de incontáveis iPhones e veículos elétricos em todo o mundo.

Proteção ambiental dos arredores

A Ioneer, situada nos arredores de Carson City, Nevada, adotou medidas importantes para proteger o trigo sarraceno de Tiehm, uma planta delicada ameaçada pela atividade da mineração. Em cooperação com uma equipe de botânicos dedicados, a empresa opera uma estufa onde cultiva e armazena sementes dessa planta, reconhecendo e valorizando sua importância ecológica na região.

O presidente da Eriogonum Society, Benjamin Grady, expressou suas preocupações sobre os impactos da mineração na sobrevivência do trigo sarraceno de Tiehm, salientando sua adaptação única a condições específicas, Benjamin afirmou que teme que a aprovação da mina possa representar uma ameaça existencial para essa espécie rara.

Diferentemente das minas de lítio convencionais, o projeto Rhyolite Ridge adota uma abordagem de mineração de rocha dura, o que implica na extração e no processamento intensivo do material. O analista de lítio da universidade de Oxford, Thomas Chandler, afirmou e citou os benefícios econômicos desse método, destacando especialmente a rica presença de compostos de boro na região.

Fonte: R7
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 27/02/2024