Montadoras cortaram produção de mais de 16 mil veículos na América do Sul

Montadoras cortaram produção de mais de 16 mil veículos na América do Sul

Dados da Auto Forecast Solutions (AFS), divulgados pelo site Automotive News, indicaram que as montadoras cortaram 32,9 mil veículos de seus planos de produção global na última semana por causa da escassez de microchips. Mais da metade dos cortes, 16,6 mil unidades, ocorreram em montadoras instaladas na América do Sul.

Apenas este ano as empresas cortaram cerca de 3,16 milhões de veículos de seus cronogramas de produção, informou a consultoria. O volume se somam às 10,5 milhões de unidades que deixaram de ser produzidas em 2021.

Mesmo que as empresas sinalizem otimismo a longo prazo sobre a disponibilidade de chips, a escassez continua a pressionar a produção no curto prazo. Por exemplo, a Toyota disse na semana passada que sua produção global caiu 8,6% em julho em relação ao ano anterior, o quarto mês consecutivo de quedas, em parte devido à escassez de semicondutores.

A falta de chips deve continuar até pelo menos meados de 2023, quando a indústria deve começar a ver uma “diminuição das perdas de produção”, disse Sam Fiorani, vice-presidente de previsão global de veículos da AFS.

Fonte: Automotive Business
Seção: Automobilística & Autopeças
Publicação: 08/09/2022