Ministério Público do Trabalho notifica CSN durante paralisação parcial de funcionários

Ministério Público do Trabalho notifica CSN durante paralisação parcial de funcionários

O Ministério Público do Trabalho notificou nesta segunda-feira (11), a Companhia Siderúrgica Nacional para que, em 24 horas, a empresa apresente a documentação que comprove que está seguindo as recomendações do órgão para o período de negociação da proposta do acordo coletivo dos metalúrgicos.

Entre as principais reivindicações dos metalúrgicos estão a reintegração dos trabalhadores que foram demitidos durante o período de negociação, abstenção de novas demissões durante o período de negociações e melhoria nos salários.

A paralisação parcial já dura uma semana e atinge as unidades de Volta Redonda, Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio, e Congonhas, em Minas Gerais.

A data base da categoria é 1º de maio. Na última sexta, os trabalhadores recusaram uma proposta da empresa. Nesta segunda, houve uma nova rodada de negociação entre as partes.

Em nota, a CSN informou que recebeu a pauta com as reivindicações dos trabalhadores e que uma nova rodada já está agendada para a próxima quinta-feira (14). Disse que segue aberta à negociação com os colaboradores e que elas estão ocorrendo no prazo do acordo coletivo.

Disse ainda que apenas negocia com o sindicato da categoria e que não reconhece a legitimidade de movimentos paralelos que ocorrem durante a negociação sindical.

Fonte: G1
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 12/04/2022