Minério de ferro sobe para máxima de quase uma semana com dados positivos da China e crescente liquidez à vista

Minério de ferro sobe para máxima de quase uma semana com dados positivos da China e crescente liquidez à vista

Os contratos futuros de minério de ferro ampliaram os ganhos pela segunda sessão consecutiva na terça-feira, para seus níveis mais altos em quase uma semana, em meio ao crescente interesse em estocar na China, principal consumidor, em parte estimulado pelo último lote de dados otimistas.

O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na Dalian Commodity Exchange (DCE) da China encerrou as negociações diurnas com alta de 5,35%, a 827 iuanes (US$ 114,87) por tonelada, o maior valor desde 13 de março.

O minério de ferro de referência para abril (SZZFJ4) na Bolsa de Cingapura subiu 2,91%, para US$ 106,9 a tonelada, na madrugada de terça-feira (19), também o maior desde 13 de março.

“O aumento no investimento em ativos fixos deve ajudar a apoiar a demanda por aço”, disseram analistas da ANZ em nota.

O investimento em ativos fixos expandiu 4,2% no período janeiro-fevereiro em relação ao mesmo período do ano anterior, mostraram dados oficiais na segunda-feira, contra as expectativas de um aumento de 3,2%.

Além disso, os sinais de estabilização dos preços futuros no dia anterior encorajaram algumas usinas a reentrar no mercado para adquirir cargas portuárias, com o aumento da liquidez no mercado à vista, por sua vez, impulsionando o sentimento, disseram os analistas.

Os volumes de transações de minério de ferro nos principais portos chineses aumentaram 66% em relação à sessão anterior, para 1,06 milhão de toneladas, mostraram dados da consultoria Mysteel.

“Esperamos que a produção de metal quente atinja o fundo do poço esta semana”, disseram analistas da Galaxy Futures em nota.

“A demanda por aço do setor de infraestrutura provavelmente terá um aumento óbvio no final de março ou no início de abril, por isso não achamos que deveríamos ser tão pessimistas em relação ao mercado de aço para construção”, acrescentaram.

Outros ingredientes siderúrgicos no DCE também registraram ganhos, com o carvão metalúrgico NYMEX:ACT1! e coque (DCJcv1) subiram 3,59% e 2,49%, respectivamente.

Os índices de referência do aço na Bolsa de Futuros de Xangai foram mais elevados. Vergalhão ganhou 2,85%, bobinas laminadas a quente subiu 2,99%, o fio-máquina (SWRcv1) subiu 2,14% enquanto o aço inoxidável foi pouco alterado.

Fonte: ADVFN
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 19/03/2024