Minério de ferro inicia a semana em baixa no mercado transoceânico

Minério de ferro inicia a semana em baixa no mercado transoceânico

Os preços do minério de ferro iniciaram a semana em baixa no mercado transoceânico, devolvendo parte do forte ganho acumulado nos últimos dias e a maior cautela em relação ao mercado imobiliário na China, que segue sem dar sinais mais efetivos de recuperação.

No norte da China, segundo índice Platts, da S&P Global Commodity Insights, o minério com teor de 62% de ferro encerrou o dia com baixa de 0,92%, para US$ 124,45 a tonelada. Com isso, a commodity passou a exibir ganho de cerca de 5,3% em setembro e de 6,1% em 2023.

Na Bolsa de Commodity de Dalian (DCE), os contratos mais negociados, com entrega em janeiro, recuaram 0,2%, para 871,50 yuans por tonelada.

Em nota a clientes, o chefe de pesquisa de próxima geração do Julius Baer, Carsten Menke, destacou que os dados econômicos divulgados até agora na China mostram que os setores intensivos em metais ainda estão em dificuldades, em particular o mercado imobiliário.

“Nossa opinião permanece inalterada: salvo medidas de estímulo amplas aos setores imobiliário e de infraestrutura, a demanda chinesa de metais permanecerá estagnada. Continuamos mais cautelosos nos mercados de minério de ferro e aço”, escreveu.

Fonte: Valor
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 19/09/2023