Minério de ferro foi maior produto industrial brasileiro no ano da pandemia, aponta IBGE

Minério de ferro foi maior produto industrial brasileiro no ano da pandemia, aponta IBGE

O minério de ferro assumiu a liderança de participação entre os dez principais produtos e serviços industriais na receita de R$3,1 trilhões da indústria em 2020, ano da pandemia no Brasil, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.

De acordo com a Pesquisa Industrial Anual, PIA, Produto 2020, que investigou cerca de 3.400 produtos industriais de 29 setores, os dez principais produtos responderam por 20,9% da receita líquida de vendas de 2020, contra 21,6% em 2019.

O minério de ferro registrou alta de 1,5 ponto percentual e participação de 4,8% no setor durante o ano da pandemia no Brasil, com o maior peso na receita de vendas – reflexo da alta dos preços internacionais, segundo o estudo.

“Enquanto alguns setores tiveram paralisação de fábrica e concessão de férias, outros experimentaram um ambiente diferente, especialmente aqueles relacionados a commodities que são ancorados em preços internacionais”, disse a gerente de Análise Estrutural do IBGE, Synthia Santana.

Ela citou como exemplo o minério de ferro e os grãos, beneficiados durante a pandemia devido à alta dos preços globais, ressaltando que o período provocou a desestruturação de diversas cadeias produtivas.

Segundo Santana, os indicadores macroeconômicos do Brasil apontaram para uma redução no consumo das famílias, na taxa de investimento e no crédito durante o ano da pandemia.

A pesquisa ressaltou que o minério de ferro ultrapassou os óleos brutos de petróleo, que lideravam desde 2018, e obteve participação de 3,1%, 0,7 ponto percentual abaixo de 2019. Em seguida estão carnes de bovinos, em terceiro lugar, óleo diesel, em quarto, e álcool etílico, em quinto.

Fonte: Traders Club
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 22/07/2022