Minério de ferro avança pelo 3º dia na China por otimismo sobre demanda

Minério de ferro avança pelo 3º dia na China por otimismo sobre demanda

Os contratos futuros de minério de ferro de Dalian e Cingapura subiram pela terceira sessão consecutiva nesta segunda-feira, impulsionados pelo otimismo renovado em torno da demanda pela matéria-prima siderúrgica, uma vez que surgiram sinais de que a maior produtora de aço vai aumentar a produção este mês.

O contrato mais ativo do minério de ferro para janeiro na Bolsa de Cingapura chegou a subir até 6,7%, para 127,95 dólares a tonelada, o maior valor desde 12 de outubro. Por volta das 8h40 (horário de Brasília), subia cerca de 4%

O minério de ferro mais negociado para entrega em maio na bolsa de Dalian encerrou a sessão da manhã com alta de 0,7%, a 687,50 iuanes (107,80 dólares) por tonelada.

A recuperação dos futuros espelhou o ânimo otimista no mercado físico, com o minério de ferro de 62% sendo negociado a 125 dólares a tonelada na segunda-feira, com alta de 5 dólares, com base nos dados da consultoria SteelHome.

"Os analistas esperam uma recuperação na produção de aço com o cumprimento das metas anuais de Pequim, levando as usinas a retomar a produção", disse o consultor do setor de recursos e corretor SP Angel em nota de 17 de dezembro.

Com a China produzindo 946,36 milhões de toneladas de aço bruto durante janeiro-novembro, queda de 2,6% em relação ao período do ano anterior, há espaço para as usinas aumentarem a produção, já que a meta é limitar a fabrição deste ano a não mais do que o volume do ano passado de 1,05 bilhão de toneladas, para controlar as emissões.

A produção de aço bruto nos primeiros 10 dias de dezembro aumentou 12% em relação ao mês anterior, disseram analistas do ANZ, citando dados da Associação de Ferro e Aço da China.

Fonte: Reuters
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 20/12/2021