Mineradora BHP prevê salto de produção, apesar de problemas no Brasil e na Austrália

Mineradora BHP prevê salto de produção, apesar de problemas no Brasil e na Austrália

A mineradora BHP, a maior do mundo em valor de mercado, informou nesta segunda-feira (18) que espera aumentar a produção decommodities, incluindo cobre e carvão, no próximo ano. No último ano fiscal, a produção foi prejudicada pelo clima úmido e por restrições trabalhistas.

A mineradora prevê melhoria operacional, apesar de ainda estar avaliando julgamento de tribunal do Reino Unido sobre decisões jurídicas recentes no Brasil, acerca de provisões de sua subsidiária Samarco em relação à tragédia de Mariana (MG), ocorrida em 2015.

A empresa também está avaliando se uma decisão do Estado australiano de Queensland de aumentar as taxas de royalties do carvão afetará as reservas econômicas ou a vida das minas dentro de suas operações de carvão metalúrgico.

A BHP relatou recuperação no quarto trimestre fiscal, com produção deminério de ferro 8% acima dos três meses imediatamente anteriores, de cobre 25% maior e carvão energético 52% maior. Embora isso tenha permitido à empresa relatar produção de minério de ferro estável em relação ao ano fiscal anterior, os volumes anuais das outras commodities foram mais fracos após interrupções anteriores, devido a fortes chuvas e escassez de mão de obra.

A BHP é a maior exportadora mundial de carvão metalúrgico, em joint venture com a Mitsubishi Corp., e a terceira maior produtora de minério de ferro. É também um dos maiores produtores mundiais de cobre e opera a maior mina desse mineral do mundo no Chile.

A mineradora disse que atingiu as metas de produção de um ano inteiro para suas unidades de minério de ferro e carvão energético, bem como a projeção recentemente rebaixada para cobre e carvão metalúrgico. A produção de níquel do ano inteiro foi menor do que as expectativas revisadas, no entanto, devido a uma interrupção da fundição no quarto trimestre.

A BHP disse que a produção equivalente de cobre do grupo para o ano fiscal de 2022 caiu 4%. No entanto, prevê uma recuperação no próximo ano, estimando um aumento de 4% na produção do grupo no ano até junho de 2023.

[Mina Escondida, da BHP, no Chile: mineradora estima produção de minério de ferro entre 249 milhões e 260 milhões de toneladas neste ano fiscal — Foto: Div/BHP]

Mina Escondida, da BHP, no Chile: mineradora estima produção de minério de ferro entre 249 milhões e 260 milhões de toneladas neste ano fiscal — Foto: Div/BHP

A mineradora estimou a produção de minério de ferro entre 249 milhões e 260 milhões de toneladas neste ano fiscal, contra 253,2 milhões de toneladas no ano fiscal passado. A produção de cobre pode subir para entre 1,635 milhão e 1,825 milhão de toneladas, de 1,574 milhão de toneladas.

A BHP também informou que a produção de carvão metalúrgico deve ficar estável ou superior, prevendo 29 milhões a 32 milhões de toneladas contra 29,1 milhões no ano fiscal de 2022.

O executivo-chefe, Mike Henry, disse que as reservas econômicas e vidas de minas naquele negócio estavam sendo avaliadas à luz do novo regime de royalties de Queensland. As autoridades daquele estado disseram no mês passado que, em 1º de julho, introduziriam taxas de royalties progressivas após um congelamento de uma década.

"A quase triplicação dos royalties de alto nível piorou o que já era um dos maiores regimes de royalties de carvão do mundo", disse Henry. Ele também alertou sobre as contínuas pressões de custos e a piora das perspectivas econômicas globais.

“A volatilidade mais ampla do mercado continua e esperamos que o efeito defasado das pressões inflacionárias continue até o ano fiscal de 2023, juntamente com o aperto do mercado de trabalho e as restrições da cadeia de suprimentos”, disse ele.

Embora a China deva contribuir positivamente para o crescimento à medida que as políticas de estímulo surtam efeito, a guerra na Ucrânia, a crise energética europeia e a alta nos juros em várias economias devem resultar na desaceleração do crescimento global, afirmou.

Henry disse que a BHP está trabalhando para antecipar a primeira produção de seu projeto de potássio Jansen, o único atualmente em desenvolvimento pela empresa. Também está avaliando opções para acelerar uma segunda fase proposta para esse projeto.

Fonte: Dow Jones Newwires
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 19/07/2022