Lingote, tarugo, semiacabado, bobina, entenda como o aço é feito

Lingote, tarugo, semiacabado, bobina, entenda como o aço é feito

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifas contra todo tipo de aço que entra no país, inclusive aqueles produzidos no Brasil. Como reportado pela Folha nos últimos dias, o mercado americano é o maior comprador internacional de aço semiacabado das siderúrgicas brasileiras.

Mas como acontece a produção de aço e o que significa termos como "semiacabado", "placas" e "bobinas"? A Folha explica abaixo.

A principal matéria-prima do aço é o minério de ferro (no Brasil, encontrado majoritariamente em Minas Gerais e no Pará). Após extraído e beneficiado (aumento do teor), esse minério é enviado para siderúrgicas, que o colocam em um forno junto com calcário, em um processo chamado "sinterização".

Paralelamente, as siderúrgicas aquecem carvão mineral ou vegetal para produzir coque, que atua como agente redutor do minério de ferro sinterizado. Tanto o coque quanto o minério de ferro sinterizado vão para os alto-fornos, onde é produzido ferro-gusa. Após essa produção, as siderúrgicas injetam oxigênio ao ferro-gusa no forno e produzem aço.

Em seguida, o aço –ainda em seu estado líquido– é refinado. É nesse momento em que as siderúrgicas optam por colocar outros metais no aço para deixá-lo mais resistente, como nióbio e manganês.

Após essa mistura, o aço líquido é solidificado de forma contínua em moldes. O resultado desse procedimento são produtos de aço semiacabados, como blocos, tarugos e placas. Já quando a solidificação acontece em um molde fixo, o produto é chamado de lingote.

Esse tipo de aço é o produto mais vendido pelas siderúrgicas brasileiras ao exterior, mas as empresas também têm expertise para seguir na cadeia e fabricar produtos para o mercado interno. As exportações, geralmente, são de semiacabados porque os produtos posteriores da cadeia são feitos a partir dos pedidos dos clientes e, por isso, têm formatos menos padronizados, o que dificulta seu transporte.

Nesse caso, após a produção dos semiacabados, o aço é reaquecido e laminado, passando entre uma série de pares de cilindros. Esse processo reduz a espessura do aço, melhora as suas propriedades mecânicas e o acabamento superficial.

Os resultados desse processo são hastes, barras, seções, chapas e bobinas –esse último bastante usado pela indústria automobilística.

Fonte: Folha de São Paulo
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 17/02/2025