Ibram firma acordo com o Sebrae e a ApexBrasil para beneficiar a mineração no país

Ibram firma acordo com o Sebrae e a ApexBrasil para beneficiar a mineração no país

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) assinou, no início da tarde desta quinta-feira (12), durante a Exposibram 2024, dois convênios importantes para o desenvolvimento da mineração no Brasil: o primeiro dos acordos foi assinado com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o segundo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A cerimônia ocorreu no auditório do Expominas, em Belo Horizonte, com a presença do diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann; o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. 

Em relação à parceria com o Sebrae, Jungmann comentou que as empresas do setor mineral têm um grande potencial, mas, para se tornarem ainda mais competitivas, precisam de governança, de informações e treinamento. "O Sebrae tem a competência para fazer tudo isso chegar às nossas mineradoras. Isso significa um reforço extraordinário, uma conquista muito aguardada", ressaltou.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, comemorou a parceria com o Ibram e expressou sua alegria em estar representando a entidade na Exposibram. "90% do setor mineral é formado por micro e pequenas empresas que fortalecem a potência que é o processo de mineração. Estamos aqui em um encontro e viemos para abraçar definitivamente o IBRAM, para produzir resultados e melhorar um setor que muitas vezes é injustiçado", afirmou.

Sobre a parceria com a ApexBrasil, o presidente do Ibram reiterou que "é uma garantia de que o setor mineral será transformado em algo muito além do que já representa, atualmente, para a economia brasileira, uma vez que a agência é responsável por promover as empresas do país no exterior e atrair investimentos internacionais".

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, exaltou o sucesso da Exposibram e destacou a assinatura do acordo entre o órgão e o Ibram. "Neste convênio, estamos pensando em atração de investimentos internacionais, para que possamos criar um plano ousado e inteligente de extração e processamento das riquezas minerais, com responsabilidade e sustentabilidade", disse.

Fonte: O Tempo
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 13/09/2024