Guedes orienta equipe a analisar dados que apontam aço brasileiro como o mais barato do mundo, diz fonte

Guedes orienta equipe a analisar dados que apontam aço brasileiro como o mais barato do mundo, diz fonte

O ministro da Economia, Paulo Guedes, teria orientado sua equipe a analisar dados apresentados por empresários do setor siderúrgico em audiência nessa terça-feira (10). Números mostrariam que o aço brasileiro é o mais barato do mundo, com exceção da Rússia – agora envolvida na guerra contra a Ucrânia – e China (fortemente subsidiada); e que o impacto do vergalhão de aço na inflação é de 0,03%.

O relato da reunião foi feito ao Valor por fonte do setor privado. A reportagem questionou o Ministério da Economia a respeito e aguarda resposta.

O encontro ocorreu sob o impacto da informação de que o governo pretende reduzir as tarifas de importação de 11 produtos, siderúrgicos entre eles, nessa quinta-feira (12). Segundo a fonte, os dados apresentados pelos executivos causaram surpresa ao ministro.

No encontro, Guedes teria dito que vem sendo pressionado pelo setor de construção civil, particularmente das empresas que atuam no programa Casa Verde e Amarela, para facilitar a importação do produto.

Fonte: Valor
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 11/05/2022