Fabricantes de implementos rodoviários projetam estabilidade

Fabricantes de implementos rodoviários projetam estabilidade

As fabricantes de implementos rodoviários projetam volume de vendas estável em 2022 na comparação com 2021, por uma série de fatores elencados por José Carlos Spricigo, presidente da Anfir, Gisele Bottura, diretora administrativa da Rodofort, e Alcides Braga, presidente da Truckvan, que participaram de painel durante o terceiro dia do Seminário AutoData Veículos Comerciais, realizado na quarta-feira, 27.

Para Spricigo os segmentos, este ano, terão comportamentos diferentes: “Acreditamos que as vendas de implementos para o segmento leve crescerá em 2022, e que os pesados deverão recuar em torno de 10%, o que seria totalmente administrável”.

A executiva da Rodofort revelou expectativa de estabilidade nos preços: “O cenário de aumento de preços deste ano deverá ser mais estável porque a indústria cresceu um pouco e tem maior oferta. Não esperamos grandes elevações nos preços dos implementos rodoviários”.

Braga, da Truckvan, disse que a estabilidade no resultado este ano pavimentará o caminho para 2023: “A expectativa é de um 2023 forte até porque não está acontecendo um grande movimento de antecipação de compras: pela falta de componentes as montadoras mal conseguem atender aos pedidos que já estão em carteira”.

As carretas com quarto eixo também deverão ajudar nos resultados durante o ano, segmento que está aquecido e que deverá avançar em alguns clientes, caso da distribuição de bebidas e do transporte de grãos.

Os participantes também alertaram para alguns pontos de atenção ao longo do ano, caso da inflação, da alta nos custos para o transportador, no pequeno crescimento do PIB e na cadeia de fornecimento, que sofre com alguns gargalos na área de freios e na parte elétrica. Os juros também devem criar impacto na demanda, pois existe mais crédito disponível no mercado ante 2021, só que com juros bem mais altos:

Para Bottura, da Rodofort, “ainda existe a expectativa de retração dos juros em 2023”.

Sobre os impactos do Renovar na indústria de implementos a expectativa dos executivos é a de que não crescerá o volume por causa do projeto, que é visto como importante para renovação de frota no País.

Para a renovação da frota de implementos rodoviários um movimento que poderia ser interessante seria a reciclagem dos equipamentos antigos com alto índice de aço e alumínio, que retornaria para as fabricantes como matéria-prima, permitindo que os transportadores utilizassem novos implementos, mais leves e com maior capacidade de carga.

Fonte: Autodata
Seção: Automobilística & Autopeças
Publicação: 28/04/2022