Enquanto cortes não chegam ao aço, minério avança (ontem) para maior patamar em 4 meses. Hoje o rali do minério esfriou

Enquanto cortes não chegam ao aço, minério avança (ontem) para maior patamar em 4 meses. Hoje o rali do minério esfriou

Todos no setor siderúrgico da China sabem que este ano terão de reduzir novamente a produção. Resta saber quando.

Depois de a produção de aço do país ter atingido um recorde de mais de 1 bilhão de toneladas em 2020, o governo impôs cortes nos anos seguintes para conter as emissões do setor altamente poluente e equilibrar melhor a oferta e a demanda.

Mas a produção nos primeiros sete meses do ano foi quase 3% superior à do mesmo período em 2022, após um salto em julho. Quanto mais as usinas adiarem o ajuste, mais profundos serão os cortes necessários para adequar a oferta anual aos limites determinados por Pequim.

Por enquanto, o minério de ferro se beneficia. A matéria-prima siderúrgica é negociada acima de US$ 110 a tonelada em Singapura há quase duas semanas. Nesta segunda-feira (4), a cotação subiu até 1,9%, para US$ 116,10 – o preço mais alto desde de 20 de abril.

A China produz mais da metade do aço mundial e é de longe a maior importadora de minério de ferro. Há anos o país produz mais aço do que consome.

A Baoshan, maior siderúrgica da China, afirmou na semana passada que este ano Pequim visará produção estável ou ligeiramente inferior à do ano passado. O setor não deveria estar “perseguindo cegamente uma produção mais alta”, disse na quinta-feira (31) Wu Xiaodi, membro do conselho da empresa.

 

Com custos relativamente altos e demanda fraca do setor imobiliário, as margens de lucros das usinas este ano são as piores em mais de uma década.

Isso dá mais um motivo para as siderúrgicas ignorarem a necessidade de adequar a produção e tentarem aproveitar uma esperada melhora sazonal da demanda. Passado o calor e as férias de verão no hemisfério norte, em julho e agosto, a atividade de construção na China costuma aumentar nos meses de setembro e outubro.

A Associação de Ferro e Aço da China relembrou aos membros, em uma mensagem no WeChat, que a política siderúrgica da China é “realista, sensata, justificável e responsável, e deve ser respeitada e implementada”.

As restrições poderão começar em setembro ou outubro, de acordo com o UBS, citando discussões durante uma recente viagem ao centro siderúrgico de Tangshan.

As margens estão razoáveis no momento e, embora as usinas tenham recebido avisos não oficiais de redução, elas estão “mantendo a produção até que mais detalhes sejam divulgados”, disse o banco.


HOJE: Rali do minério de ferro esfria enquanto traders avaliam perspectivas de demanda na China

O minério de ferro na bolsa de Dalian caiu nesta terça-feira, enquanto o índice de referência de Cingapura reduziu ganhos, uma vez que os traders pesaram as medidas da China para reanimar seu setor imobiliário em dificuldades contra o impacto dos prováveis ??controles na produção de aço na demanda pelo ingrediente siderúrgico.

O minério de ferro de referência para janeiro na Bolsa de Commodities de Dalian da China encerrou as negociações do dia com queda de 0,6%, a 846,50 iuanes (116,03 dólares) por tonelada, após quatro sessões consecutivas de ganhos.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro mais negociado em outubro subiu 0,7%, para 115,50 dólares por tonelada, após atingir mais cedo 117,25 dólares, o nível mais alto do contrato desde o início de abril.

Uma série de medidas que Pequim anunciou recentemente para reviver o hesitante crescimento econômico da China, incluindo a flexibilização de algumas regras de empréstimo para ajudar os compradores de imóveis, elevou ainda mais os preços do minério de ferro este mês, após os fortes ganhos registrados em agosto.

No entanto, os investidores foram instados a se conter e a estarem atentos às esperadas restrições à produção de aço este ano na China, o maior consumidor mundial de minério de ferro.

"O foco continua nos cortes na produção de aço, que começarão ainda este ano, sendo que a única questão é quando", disseram analistas da Westpac em nota.

A China continuará a limitar a produção de aço este ano, segundo o gerente geral da estatal Baosteel, confirmando a continuidade de uma política de crescimento zero de dois anos que objetiva limitar as emissões de carbono da indústria.

A produção de aço bruto da China entre janeiro e julho aumentou 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os benchmarks do aço em Xangai também caíram. O vergalhão recuou 1%, bobinas laminadas a quente perderam 0,7%, fio-máquina caiu 0,6% e aço inoxidável registrou baixa de 0,7%.

Outros ingredientes siderúrgicos na bolsa de Dalian ficaram mais firmes, mas fora das máximas da sessão, com o carvão metalúrgico subindo 2,8% em sua quinta sessão consecutiva de ganhos em meio à forte demanda e preocupações de oferta restrita após recentes verificações de segurança em minas na China.


Com agências de notícias (Bloomberg e Reuters)

Fonte: Infomet
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 05/09/2023