Empresa desenvolve tecnologia para otimizar lingotamento contínuo em siderúrgicas

Empresa desenvolve tecnologia para otimizar lingotamento contínuo em siderúrgicas

 Tecnologia 3D Trasar, desenvolvida pela Ecolab, possibilita o monitoramento em tempo real, garantindo o desempenho das máquinas e moldes A Ecolab, líder mundial em prevenção de infecções e tecnologias relacionadas a água, higiene e energia, disponibiliza para o mercado a tecnologia 3D Trasar Caster. Essa é uma solução exclusiva para o Lingotamento Contínuo em indústrias siderúrgicas, oferecendo monitoramento em tempo real, garantindo o desempenho das máquinas e moldes e aumento de produtividade, com a redução da corrosão e descamação consequentes das temperaturas extremas e altos níveis de acidez.

Essa tecnologia melhora também a qualidade do produto final e a vida útil dos equipamentos, com a redução no número de manutenções. “Com o 3D Trasar Caster o ambiente interno da câmara de vapor em seus segmentos superiores é analisado diariamente. Com esse sistema avançado de monitoramento e controle online, conseguimos reconhecer condições críticas de corrosão e tomar ações em tempo real para restabelecer o equilíbrio químico, protegendo os ativos da máquina de lingotamento contínuo”, afirma Cesar Mendes, responsável pela divisão Nalco Water Heavy da Ecolab no Brasil. “Essa tecnologia ajuda a indústria siderúrgica a otimizar o processo de Lingotamento Contínuo e a reduzir custos totais de operação ao baixar as taxas de corrosão em até 40%”, conclui. 

A tecnologia 3D Trasar Caster traz uma abordagem exclusiva, digital e abrangente do processo, que monitora continuamente as condições dos seguimentos superiores da câmara de vapor, além de controlar de forma localizada a dosagem de químicos para controle de pH, alcalinidade, inibição de corrosão e incrustação.

Na implantação dessa tecnologia em uma siderúrgica global, foi observada a redução no pH nos segmentos superiores do molde e nas taxas de corrosão, impactando na redução dos custos de manutenção e aumento da segurança dentro da câmara de vapor. A atuação combinada do programa químico anticorrosão melhorou o desempenho da máquina de lingotamento contínuo, totalizando uma economia de cerca de 400 mil dólares por ano.

Fonte: ABM Notícias
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 14/07/2022