Dobra a porcentagem de veículos elétricos no mundo

Dobra a porcentagem de veículos elétricos no mundo

Um novo relatório da International Energy Agency (organização internacional para fomento da indústria de energia) apontou que, em 2021, foram vendidos 6,6 milhões de carros elétricos em todo o mundo, resultando em um market share de 8,57% em relação a todas as vendas de automóveis no período. Isso é mais do que o dobro de 2020, quando foram vendidos 3 milhões de elétricos e o share era de 4,1%.

O relatório estima que existam hoje 16 milhões de carros elétricos em circulação no mundo, consumindo cerca de 30 terawatt-hora (TWh) de eletricidade anualmente, o que equivale a toda a energia gerada na Irlanda.

A China liderou as vendas em 2021 com 3,4 milhões de unidades comercializadas. Ou seja: os chineses sozinhos compram mais carros elétricos do que todo o resto do mundo somado. O relatório credita esse crescimento aos subsídios oferecidos pelo governo à população e à grande variedade de modelos disponíveis a preços acessíveis. O governo chinês possui a meta de que os elétricos representem 20% do market share no país até 2025. 

 

Em toda a Europa, as vendas foram de 2,3 milhões (aumento de 70% em relação ao ano anterior), sendo que metade foram híbridos. O relatório ressalta a importância desse crescimento mesmo com as vendas de automóveis de modo geral tendo queda (25% a menos que em 2019, antes da pandemia). A justificativa para essas vendas são os subsídios oferecidos pelos países e também as novas metas de emissões de CO2. A Alemanha foi a nação com o maior market share (25%) entre os grandes mercados europeus, enquanto a Noruega teve o maior índice (72%) de modo geral.

Nos EUA, os elétricos ultrapassaram as 500 mil unidades vendidas e atingiram market share de 4,5%. Metade dos modelos comercializados era da Tesla, a líder absoluta do segmento. O relatório, no entanto, ressalta que 2021 viu a competição crescer com as outras montadoras lançando modelos capazes de fazer frente aos da empresa de Elon Musk.

Brasil está entre mercados de crescimento lento

Nem tudo são boas notícias. O relatório também aponta que, fora dos grandes mercados, os carros elétricos estão crescendo muito vagarosamente. No Brasil, índia e na Indonésia, o documento afirma que o market share ainda é menor que 1%. Isso contrasta com os números da Fenabrave, que diz que os emplacamentos de elétricos em 2021 foram 1,77% do total.

Outro alerta é que o mercado de elétricos está sendo prejudicado pela crise da falta de microchips. “A falta de suprimentos é problemática para os modelos com a tecnologia, que requerem cerca de o dobro da quantidade de chips em relação aos carros convencionais, principalmente por causa dos componentes eletrônicos adicionais. É possível que, sem essas disrupções, as vendas de carros elétricos tivessem sido ainda maiores em 2021. Várias linhas de produção foram interrompidas por semanas, causando atrasos na entrega dos carros elétricos”, diz o texto.

Por fim, o relatório alerta que, a partir de 2025, o mercado pode começar a enfrentar falta de minerais essenciais para a produção dos automóveis, como o lítio e o cobalto, o que pode afetar toda a cadeia de produção. Para evitar esse problema, o documento diz que a indústria de extração, processamento e refino dos materiais precisa se expandir.

Fonte: Automotive Business
Seção: Automobilística & Autopeças
Publicação: 03/02/2022