Commodities derrubam exportações e setor externo dá contribuição negativa para PIB, diz IBGE

Commodities derrubam exportações e setor externo dá contribuição negativa para PIB, diz IBGE

O desempenho das commodities no segundo trimestre, com queda em soja, minério de ferro e petróleo, puxou as exportações para baixo no período e o setor externo teve contribuição negativa para o Produto Interno Bruto (PIB).

A avaliação foi feita pela coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.

As exportações recuaram 2,5% no segundo trimestre, ante o primeiro trimestre, enquanto as importações tiveram alta de 7,6%. Na comparação anual, as exportações registraram queda de 4,8%, ritmo superior ao recuo de 1,1% das importações.

“A queda na exportação de bens está relacionada com o desempenho da agropecuária, muito por causa da soja, principal produto exportado, que recuou. Também tem a parte de minério de ferro e do petróleo. Além disso, teve valorização cambial”, disse ela.

No caso da soja, houve queda na produção após problemas climáticos. Já a indústria extrativa, que inclui minério e petróleo, também foi afetada pela menor demanda da China, que passou por novo lockdown por causa de covid-19.

Por outro lado, as importações foram beneficiadas, segundo Rebeca Palis, pela indústria, especialmente de bens intermediários, usados como insumo para a produção. O movimento reflete, explica ela, o começo de normalização das cadeias globais de produção, que ainda enfrentam problemas, mas estão numa situação melhor.

“Isso fez com que o setor externo tivesse contribuição negativa para o PIB. Foi um PIB que cresceu muito puxado pela demanda interna”, explicou Palis.

Fonte: Valor
Seção: Indústria & Economia
Publicação: 02/09/2022