BTG Pactual (BPAC11) aposta na retomada no preço do minério de ferro

BTG Pactual (BPAC11) aposta na retomada no preço do minério de ferro

O Research do Banco BTG Pactual (BPAC11) divulgou um relatório sobre as perspectivas do minério de ferro em 2022. Um dos principais destaques da análise é a volta ao nível dos US$ 140/t após forte realização no 2º semestre de 2021.

Apesar dos analistas da instituição concordarem com a tese de médio prazo de consumo de aço mais fraco, principalmente com a queda estrutural dos mercados imobiliários e a postura de descarbonização da China, há um ambiente favorável para preços mais fortes para minério de ferro no curto prazo.

Além disso, há um movimento no mercado que deve normalizar gradualmente e no longo prazo, os preços dessa commodity, ainda que os desafios de oferta no setor pareçam críticos.

A dinâmica da oferta e demanda pelo minério de ferro para o 1º semestre de 2022 será bastante apertada em relação aos últimos meses. A produção de aço deve continuar com um bom ritmo após atingir o fundo do poço em novembro (a estimativa do BTG Pactual é uma taxa de execução de 90Mt/m em breve; recuperando das mínimas de 70Mt).

Visto que as restrições na China relacionadas ao inverno, poluição e olimpíadas devem durar mais algumas semanas.
Por isso, os analistas apontam que terá uma oferta sazonal menor nos próximos meses para equilibrar a dinâmica de oferta/demanda, além de reduzir estoques de minério de ferro em toda a cadeia de suprimentos.

O mercado chinês também deve colaborar para o aumento dos preços do minério de ferro. 2022 é um ano importante para o Partido Comunista. Dessa forma, o relatório diz que o PBOC (Banco Central Chinês) vem afrouxando sua política monetária e apoiando os mercados imobiliários. Logo, esse incentivo deve beneficiar a demanda de minério de ferro, os preços e sim a atividade especulativa.

Oportunidades para as empresas mineradoras

A queda nos preços do minério de ferro no mercado internacional rebaixou agressivamente as expectativas do mercado para a commodity nos últimos meses. Mesmo assim, a equipe do Banco BTG entende que as médias de US$ 90-100/t para 2022 estão um pouco baixas.

Diante disso, os analistas do Banco BTG Pactual compreendem que há um ambiente favorável e uma rotação contínua de ações para empresas mineradoras, como a Vale (VALE4) e CSN (CMIN3), principalmente a curto prazo. Isto posto, a recomendação é para os investidores aumentarem as posições neste setor.

Fonte: Eu Quero Investir
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 02/02/2022