ArcelorMittal: É cedo para avaliar impactos da tarifa de 25% imposta pelos EUA contra aço e alumínio
ArcelorMittal: É cedo para avaliar impactos da tarifa de 25% imposta pelos EUA contra aço e alumínio
A ArcelorMittal divulgou um comunicado afirmando que considera que é cedo para avaliar os impactos da decisão do governo dos Estados Unidos de elevar para 25% a tarifa sobre a importação de aço.
A posição da empresa, que atua no setor siderúrgico, vem em um momento de crescente tensão comercial, à medida que o presidente Donald Trump reforça sua política protecionista para fortalecer a indústria doméstica.
A taxação pode afetar exportadores de diversos países, incluindo o Brasil, que é um dos principais fornecedores de aço para o mercado americano. “Medida semelhante foi anunciada pelos Estados Unidos em 2018 e, posteriormente, ajustada para o regime de ‘hard quota’ após negociação com o governo brasileiro, atendendo aos interesses tanto das produtoras de aço brasileiras quanto das americanas”, disse a empresa em nota.
O desafio do Brasil é mostrar ao governo americano que o aço brasileiro desempenha um papel complementar na indústria americana. A empresa diz confiar que Brasil e Estados Unidos encontrarão uma solução que seja benéfica para ambos os lados, levando em consideração a cadeia de suprimentos complementar que existe entre os dois países.
“Importante reforçar que a ArcelorMittal defende a adoção da ‘hard quota’ pelo governo brasileiro contra a concorrência desleal do aço importado no país. A empresa esclarece que o plano de investimentos no Brasil está mantido e nenhum dos projetos tem como foco o mercado norte-americano.”
O termo “hard quota” refere-se a um limite para a importação de um determinado produto, sem a possibilidade de flexibilização, como taxas adicionais ou ajustes conforme a demanda. Analistas do mercado, no entanto, têm dito que a multinacional pode ser afetada pela provável aplicação de tarifa, já que tem usinas no Brasil.
Fonte: Bloomberg News
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 14/02/2025